Aspectos do ensino remoto emergencial sobre o processo formativo: olhares dos professores de ciências da natureza

Autores

  • Vanessa Ballestros de Oliveira Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa (Unipampa, Uruguaiana)
  • Bruno Peruzzi Peres Licenciatura em Ciências da Natureza (Unipampa, Uruguaiana)
  • Ana Cristina Machado Veber Licenciatura em Ciências da Natureza (Unipampa, Uruguaiana)
  • Maria Carolina da Silva Jaques Amaral Licenciatura em Ciências da Natureza (Unipampa, Uruguaiana)
  • Ailton Jesus Dinardi Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22333

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O ensino remoto foi uma alternativa temporária, para que as instituições de ensino superior pudessem dar continuidade às aulas ofertando componentes curriculares, extracurriculares, de caráter não obrigatório. De maneira que, os professores tiveram que adaptar-se provisoriamente o ensino presencial para o virtual em um curto período, e isso não é EaD. O objetivo deste artigo é refletir como a pandemia tem afetado a vida de educandos e educadores, compreendendo os desafios enfrentados por cada um. Esta pesquisa de campo trata-se de um estudo de caso apresentando uma abordagem qualitativa como caráter explicativo para compreender o Ensino Remoto Emergencial (ERE) com professores de Ciências da Natureza. O procedimento foi uma coleta de dados que obtida através de um questionário virtual feito no Google Forms. O questionário é composto por perguntas abertas e fechadas com foco na atuação docente, seus obstáculos e relação com o ensino remoto. A pesquisa trouxe debates a respeito das melhores escolhas no processo de manter o ano letivo, metodologias e tecnologias que podem continuar sendo aplicadas no futuro, a tendencia ao uso da internet bem como o perfil dos próprios docentes. Algumas respostas consideram a existência de um possível atraso tecnológico para os professores, alegando o despreparo dos mesmos quando deparados com certas ações. Levando em conta o que foi observado durante a pandemia pelos professores, para suprir a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa - Unipampa de Uruguaiana mobilizou-se para apoiar medidas de proteção social, prevenção e mitigação da Covid-19. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARBOSA, Alexandre Lucas de Araújo; ANJOS, Ana Beatriz Leite dos; AZONI, Cíntia Alves Salgado. Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2022.

CORTEZ, Jucelino; DEL PINO, José Claudio. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e o Enfoque CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 27-47, 2018.

DIAS, K. L.; MONTEIRO, K. P. C.; LEITÃO, F. C.; MAGALHÃES M. R. Inclusão e formação de docentes para as novas tecnologias de informação e comunicação. Anais do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, s/p. Palmas, Tocantins, Brasil. 2012.

HENRIQUE, José et al. Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, p. 388-396, 2018.

NASCIMENTO, Jéssica Maria Torres de Souza et al. Ensino durante a pandemia: A utilização da plataforma Google meet nas aulas de Ciências Naturais em uma escola do Município de Parnaíba-PI. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, p. e221111436383-e221111436383, 2022.

NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Revista estudos feministas, v. 8, n. 02, pág. 09-41, 2000.

PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de saúde pública, v. 29, p. 318-325, 1995.

REGUEIRO, Eloisa Maria Gatti et al. Ensino mediado por tecnologias no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá durante o período de pandemia da COVID-19. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 1, n. 1, p. 107-119, 2020.

REIS, Marília Freitas de Campos Tozoni. Pesquisa-ação em educação ambiental. Pesquisa em educação ambiental, v. 3, n. 1, p. 155-169, 2008.

RIVARD, Leonard P.; STRAW, Stanley B. O efeito da fala e da escrita na aprendizagem de ciências: um estudo exploratório. Educação científica, v. 84, n. 5, pág. 566-593, 2000.

SANTOS, Magali. OLIVEIRA, Quitéria. SANTOS, Marina. SANTOS, Camila. EGITO, Ricardo. ROCHA, Letícia. NETO, Beatiz. Educação e Covid-19: Os impactos da pandemia ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Desenvolvimento, v. 7, n. 6, p. 60760-60779, 2021.

SCOTT, Joan Wallach; LOURO, Guacira Lopes; SILVA, Tomaz Tadeu da. Gênero: uma categoria útil de análise histórica de Joan Scott. Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.

SILVA, Lenice Heloísa A.; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A elaboração conceitual na constituição docente de futuros professores de Ciências/Biologia: modos de mediação do formador. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, v. 27, 2004.

TOLEDO, Stefani Moreira Aquino. Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial: Conceitos em Debate. EaD em Foco, v. 12, n. 3, p. e1918-e1918, 2022.

Downloads

Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)