Diagnóstico de conhecimentos sobre frações com estudantes do 7º ano e intervenções com recurso tecnológico PHET

Autores

  • Grinalva Ferreira Alves Medeiros Especilista em Docência para a Educação Profissional, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil
  • Samuel Francisco Huf Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia, professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Paraná, Brasil
  • Viviane Barbosa de Souza Huf Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia, Professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22015

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A presente pesquisa foi apresentada na Especialização de professores de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Ela visa mostrar o conhecimento sobre frações de estudantes de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual de Belo Horizonte, bem como analisar os resultados de uma intervenção com o software Fraction Matcher denominado PHET. Durante a prática em sala de aula foi observado que só o ensino tradicional deste conteúdo não era suficiente para atingir o nível necessário de desempenho escolar dos estudantes. Dessa forma, o objetivo da pesquisa consistiu em verificar a contribuição do software PHET para o processo de ensino e aprendizagem de parte/todo, comparação e equivalência entre frações. Em vista do objetivo foi desenvolvido uma pesquisa quanti-qualitativa e os resultados indicaram uma melhora na afinidade dos estudantes com relação à matemática e evidenciaram que para ocorrer uma aprendizagem mais efetiva dos conceitos de frações, se faz necessário maior quantidade de intervenções junto a eles em sala de aula com o PHET.

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Publicado

18.12.2023

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