Diagnóstico de conhecimentos sobre frações com estudantes do 7º ano e intervenções com recurso tecnológico PHET

Autores

  • Grinalva Ferreira Alves Medeiros Especilista em Docência para a Educação Profissional, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil
  • Samuel Francisco Huf Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia, professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Paraná, Brasil
  • Viviane Barbosa de Souza Huf Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia, Professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22015

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A presente pesquisa foi apresentada na Especialização de professores de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Ela visa mostrar o conhecimento sobre frações de estudantes de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual de Belo Horizonte, bem como analisar os resultados de uma intervenção com o software Fraction Matcher denominado PHET. Durante a prática em sala de aula foi observado que só o ensino tradicional deste conteúdo não era suficiente para atingir o nível necessário de desempenho escolar dos estudantes. Dessa forma, o objetivo da pesquisa consistiu em verificar a contribuição do software PHET para o processo de ensino e aprendizagem de parte/todo, comparação e equivalência entre frações. Em vista do objetivo foi desenvolvido uma pesquisa quanti-qualitativa e os resultados indicaram uma melhora na afinidade dos estudantes com relação à matemática e evidenciaram que para ocorrer uma aprendizagem mais efetiva dos conceitos de frações, se faz necessário maior quantidade de intervenções junto a eles em sala de aula com o PHET.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIESDORF, R. K. O papel da Educação formal e informal: educação na escola e na sociedade. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí – UFG. Vol. 1. N. 10, 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

GASPAR, A. A educação formal e a educação informal em ciências. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C. & BRITO, F (orgs.). Ciência e público – caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002.

GHANEM, E.; TRILLA, J. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. Valéria Amorim Arantes (org.). São Paulo: Summus, 2008.

GOHN, M. da G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativo do terceiro setor. – 2 ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

GOHN, M. da G. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. – São Paulo: Cortez, 2014.

GOHN, M. da G. Educação não-formal na pedagogia social. In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.

KRASILCHICK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. Ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos: para que? São Paulo: Cortez,

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar geometria? Educação Matemática em Revista. SBEM, 1995.

MACIEL, H. M.; TERÁN, A. F. O potencial pedagógico dos espaços não formais da cidade de Manaus. Revista Areté, v.7, n.13, p.232-234, 2014.

MOTA, D. M.; JESUS, R. L. de; FACHÍN-TERÁN, A. Possibilidades de Ensino de Matemática e Química no espaço Não formal: Bosque da Ciência. In: Conferencia da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. Manaus, AM, Brasil, 2013.

PIMENTA, A. C. Tarefas didáticas com uso de episódios de história da matemática visando a produção de significado sobre o teorema de tales. Jataí, 2016.

PROCÓPIO, R. Questão do Enem. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=l5BetxdqYF8> Acesso em 14/12/18.

ROSA, A. B. da. Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?, Porto Alegre: 2012.

SILVA, A. L. S. da. Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. Disponível em < https://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-vygotsky/ > Acesso em 29 /11/18.

Downloads

Publicado

18.12.2023

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.