Abordagem prática da educação ambiental em Biologia: estratégias de ensino com estudantes de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83537Palavras-chave:
Modelos Didáticos, Reciclagem, Reutilização, Lixo, Coleta SeletivaResumo
A desequilibrada relação do homem com o meio ambiente tem causado muitos problemas ambientais, e entre eles destaca-se a problemática do lixo. Há urgência em criar medidas que possam amenizar essa situação, buscando sensibilizar tanto os estudantes, como toda a comunidade escolar para a importância da coleta seletiva e, por intermédio desta estimular os estudantes quanto à prática de reciclar e reutilizar materiais. Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Manaus, Amazonas. Diante disso, teve como objetivo desenvolver estratégias que pudessem sensibilizar os estudantes sobre os danos ambientais. Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Manaus, Amazonas. Dentre as estratégias utilizadas com o intuito de sensibilizar os estudantes acerca da problemática realizaram-se palestras abordando temas como Reciclagem, Coleta Seletiva e Produção de Materiais Pedagógicos e Lúdicos, bem como a produção de materiais didático-pedagógicos que pudessem ser utilizados durante o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Biologia. A confecção de modelos representativos presentes na disciplina de Biologia, priorizou o caráter lúdico, de baixo custo e de fácil reprodução e possibilitou verificar a eficácia dos materiais produzidos para a metodologia de ensino adotada no referido componente curricular. Os resultados apontaram maior interesse por parte dos estudantes tanto em relação ao processo de produção dos materiais quanto em utilizá-los durante as aulas do componente curricular Biologia.
Downloads
Referências
BORGES, Regina Maria Rabello; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Tendências contemporâneas do ensino de biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 6 Nº 1, 2007.
GIL, Leão Moises; ALMEIDA, Marcelo Pompermayer de; ANDRADE, Claudia Daza; MELLO, Sidney Luiz de Matos; ÁVILA, Geovani Manso; FONSECA, Estefan Monteiro da. “Territorialidade da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos: estudo de caso na cidade do Rio De Janeiro como subsídio à gestão Pública”. Revista Eletrônica Sistema & Gestão. Volume 14, Número 4, 2019.
LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental, São Paulo: Cortez, 3. ed., 2001.
MARQUES, Ronualdo, XAVIER, Claudia Regina. “Análise do senso crítico em uma sequência didática em Educação Ambiental”. Rev. Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 35, n. 1, jan./abr. 2018.
MONTEIRO, José Henrique Penido. Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Administração Municipal, 2001.
PIAGET, Jean, O Raciocínio da Criança. Rio de Janeiro, 1967.
VYGOSTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.