Abordagem prática da educação ambiental em Biologia: estratégias de ensino com estudantes de uma escola pública

Autores

  • Betina Pereira Cavalcante Bióloga pela Universidade Federal do Amazonas (UFMA)
  • Aldalúcia Macêdo dos Santos Gomes Universidade do Estado do Amazonas (UFMA)
  • Jaqueline Soares da Silva Ferreira Universidade do Estado do Amazonas (UFMA)
  • José Igor Pastor da Costa Universidade do Estado do Amazonas (UFMA)
  • Nadma Bentes Cruz Secretaria Municipal de Educação - SEMED

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83537

Palavras-chave:

Modelos Didáticos, Reciclagem, Reutilização, Lixo, Coleta Seletiva

Resumo

A desequilibrada relação do homem com o meio ambiente tem causado muitos problemas ambientais, e entre eles destaca-se a problemática do lixo. Há urgência em criar medidas que possam amenizar essa situação, buscando sensibilizar tanto os estudantes, como toda a comunidade escolar para a importância da coleta seletiva e, por intermédio desta estimular os estudantes quanto à prática de reciclar e reutilizar materiais. Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Manaus, Amazonas. Diante disso, teve como objetivo desenvolver estratégias que pudessem sensibilizar os estudantes sobre os danos ambientais. Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Manaus, Amazonas. Dentre as estratégias utilizadas com o intuito de sensibilizar os estudantes acerca da problemática realizaram-se palestras abordando temas como Reciclagem, Coleta Seletiva e Produção de Materiais Pedagógicos e Lúdicos, bem como a produção de materiais didático-pedagógicos que pudessem ser utilizados durante o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Biologia. A confecção de modelos representativos presentes na disciplina de Biologia, priorizou o caráter lúdico, de baixo custo e de fácil reprodução e possibilitou verificar a eficácia dos materiais produzidos para a metodologia de ensino adotada no referido componente curricular. Os resultados apontaram maior interesse por parte dos estudantes tanto em relação ao processo de produção dos materiais quanto em utilizá-los durante as aulas do componente curricular Biologia.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro