História, cultura e identidade: reflexões para inclusão educacional do povo surdo

Autores

  • Alini Ribeiro Nogueira Silva Mestranda em Cognição e Linguagem - Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Cristiana Barcelos da Silva Doutora em Cognição e Linguagem - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Flavia Lopes Barbosa Siqueira Mestranda em Cognição e Linguagem - Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Joicy de Souza Ribeiro Quitete Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20653

Palavras-chave:

Libras, Cultura Surda, identidade Surda, Acessibilidade Comunicacional.

Resumo

 

O seguinte trabalho tem como propósito a análise e estudo dos processos históricos, culturais e identitários da língua brasileira de sinais, visando compreender a trajetória no contexto nacional e mundial em torno da acessibilidade voltada ao surdo. Neste sentido, a pesquisa discute a história e a realidade apresentada atualmente com suas identidades culturais. De caráter qualitativo, essa pesquisa foi construída com base em dissertações, livros, legislações nacionais, documentos oficiais e questionários. Utilizando como aporte teórico os autores Segala(2010), Bernieri(2009), Souza (1995), Duarte et.al (2013), Strobel(2008), é  possível compreender o processo histórico da pessoa surda,  apresentada na legislação nacional que o ampara. Além disso, discute-se, também, a questão da educação da pessoa surda no âmbito formal de ensino, bem como a história marcada por violência moral, física, psicológica e marginalização dessa comunidade, elucidando, assim, as diversas barreiras que essas pessoas enfrentam para terem acesso a direitos básicos. Dessa forma, a pesquisa evidencia o quanto ainda é necessário abrir discussões acerca da inclusão do surdo, estudando sua identidade fora do seu contexto social, na ocasião em que a língua exerce a função de veículo de relações sociais, e entender como a língua sem a cultura, ou seja, o local em que ela se realiza, tende a se modificar de acordo com cada necessidade social inserida.

 

 

 

 

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Publicado

07.08.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro