História, cultura e identidade: reflexões para inclusão educacional do povo surdo
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20653Palavras-chave:
Libras, Cultura Surda, identidade Surda, Acessibilidade Comunicacional.Resumo
O seguinte trabalho tem como propósito a análise e estudo dos processos históricos, culturais e identitários da língua brasileira de sinais, visando compreender a trajetória no contexto nacional e mundial em torno da acessibilidade voltada ao surdo. Neste sentido, a pesquisa discute a história e a realidade apresentada atualmente com suas identidades culturais. De caráter qualitativo, essa pesquisa foi construída com base em dissertações, livros, legislações nacionais, documentos oficiais e questionários. Utilizando como aporte teórico os autores Segala(2010), Bernieri(2009), Souza (1995), Duarte et.al (2013), Strobel(2008), é possível compreender o processo histórico da pessoa surda, apresentada na legislação nacional que o ampara. Além disso, discute-se, também, a questão da educação da pessoa surda no âmbito formal de ensino, bem como a história marcada por violência moral, física, psicológica e marginalização dessa comunidade, elucidando, assim, as diversas barreiras que essas pessoas enfrentam para terem acesso a direitos básicos. Dessa forma, a pesquisa evidencia o quanto ainda é necessário abrir discussões acerca da inclusão do surdo, estudando sua identidade fora do seu contexto social, na ocasião em que a língua exerce a função de veículo de relações sociais, e entender como a língua sem a cultura, ou seja, o local em que ela se realiza, tende a se modificar de acordo com cada necessidade social inserida.
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