Língua Brasileira de Sinais para ouvintes na educação profissional e tecnológica: uma experiência de inclusão comunicativa
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83082Palavras-chave:
Inclusão, Acessibilidade Comunicativa, Barreiras SociaisResumo
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem conquistado notoriedade nos processos de formação de diversos profissionais, bem como sua ofertada em instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a descrição de uma possibilidade metodológica com vistas a aprimorar e reinventar modos de (re)fazer o Ensino de Libras para ouvintes torna-se objetivo da presente pesquisa. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo relatar uma experiência de abordagem do Ensino da Libras para ouvintes enquanto práticas pedagógicas aplicável no âmbito do Educação Básica (EB) na modalidade de EPT. A experiência se desenvolveu em uma escola pública municipal localizada na cidade de Tanguá, Rio de Janeiro, envolvendo 20 alunos de nível fundamental e superior completos, interessados no curso de libras básico para iniciantes na língua... (qual série da educação básica?). Os resultados revelaram a necessidade de investimento no ensino da Libras na EB profissionalizante como forma de apoiar seu uso e difusão, assim como promover a inclusão comunicacional da pessoa surda nos mais diversos espaços de interação e convívio social.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002.Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais -Libras e dá outras providências. Brasília, 24 de abril de 2002.
KAUARK, F. S; MANHÃES, F. C; MEDEIROS, C. H. Metodologia da Pesquisa: um guia prático. Via Litterarum. 2010.
LORENZZETTI, M. L. A inclusão do aluno surdo no ensino regular: a voz das professoras. Revista Contrapontos, V.3, nª3, Itajaí/SC, setembro/dezembro, 2003. Disponível em: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/viewFile/744/596. Acesso em: 05 mar. 2019.
SANTOS, K. R. O. R. P. Formação Continuada e Necessidades Formativas de Professores na Educação de Surdos da Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro. Piracicaba, SP, 2011.
SOARES, S. M. R. OS Avanços das políticas públicas para a inclusão do surdo na cidade de Porto Velho. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 15, n. 2, jul-dez, p. 64-76, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.