Língua Brasileira de Sinais para ouvintes na educação profissional e tecnológica: uma experiência de inclusão comunicativa

Autores

  • Alini Ribeiro Nogueira Silva Mestranda em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Cristiana Barcelos da Slva Doutora em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83082

Palavras-chave:

Inclusão, Acessibilidade Comunicativa, Barreiras Sociais

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem conquistado notoriedade nos processos de formação de diversos profissionais, bem como sua ofertada em instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a descrição de uma possibilidade metodológica com vistas a aprimorar e reinventar modos de (re)fazer o Ensino de Libras para ouvintes torna-se objetivo da presente pesquisa. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo relatar uma experiência de abordagem do Ensino da Libras para ouvintes enquanto práticas pedagógicas aplicável no âmbito do Educação Básica (EB) na modalidade de EPT. A experiência se desenvolveu em uma escola pública municipal localizada na cidade de Tanguá, Rio de Janeiro, envolvendo 20 alunos de nível fundamental e superior completos, interessados no curso de libras básico para iniciantes na língua... (qual série da educação básica?). Os resultados revelaram a necessidade de investimento no ensino da Libras na EB profissionalizante como forma de apoiar seu uso e difusão, assim como promover a inclusão comunicacional da pessoa surda nos mais diversos espaços de interação e convívio social.

 

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Referências

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Publicado

04.04.2023

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