Práticas de ensino e aprendizagem da leitura: um reflexo na Prova Brasil

Autores

  • Ana Claudia Silva Azevedo
  • Antônio Marcos Medeiros Dias Mestrando em Ciência da Educação, Programa de Pós-Graduação em Língua Brasileira de Sinais e graduado em Letras/Libras
  • Martha Reis Sousa Mestre em Ensino de Ciências, Professora da Secretaria Estadual do Maranhão (SEDUC), São Luís
  • Kesiah Rosália Ribeiro Costa Mestranda em Ciência da Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Supervisão Pedagógica
  • Nicelly Cristinne Santos de Carvalho Mestrando em Ciência da Educação, Programa de Pós-Graduação em Língua Brasileira de Sinais e graduado em Letras/Libras

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83233

Palavras-chave:

IDEB, Letramento, Escolas Municipalizadas

Resumo

A leitura é a porta de entrada para o acesso do indivíduo na esfera social, a realização da leitura é a escrita, uma vez que se escreve para ser lido. O objetivo deste estudo é fazer uma análise do processo de ensino-aprendizagem da leitura em escolas municipalizadas de São Luís do Maranhão em uma perspectiva da Prova Brasil. A reflexão é feita com base em 20 unidades. Considera-se ainda o Ideb como medidor de qualidade educacional eficiente, visto que a Prova Brasil é um dos componentes que gera os índices aferidores. A metodologia utilizada trata-se de levantamento bibliográficos da literatura especializada e notas oficiais do Ideb. Os resultados sugerem que as notas dos alunos na Prova Brasil estão diretamente relacionadas à sua capacidade leitora, logo que, até mesmo as provas de matemática precisam de uma leitura interpretativa para resolução.

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Publicado

04.04.2023

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