Práticas de ensino e aprendizagem da leitura: um reflexo na Prova Brasil
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83233Palavras-chave:
IDEB, Letramento, Escolas MunicipalizadasResumo
A leitura é a porta de entrada para o acesso do indivíduo na esfera social, a realização da leitura é a escrita, uma vez que se escreve para ser lido. O objetivo deste estudo é fazer uma análise do processo de ensino-aprendizagem da leitura em escolas municipalizadas de São Luís do Maranhão em uma perspectiva da Prova Brasil. A reflexão é feita com base em 20 unidades. Considera-se ainda o Ideb como medidor de qualidade educacional eficiente, visto que a Prova Brasil é um dos componentes que gera os índices aferidores. A metodologia utilizada trata-se de levantamento bibliográficos da literatura especializada e notas oficiais do Ideb. Os resultados sugerem que as notas dos alunos na Prova Brasil estão diretamente relacionadas à sua capacidade leitora, logo que, até mesmo as provas de matemática precisam de uma leitura interpretativa para resolução.
Downloads
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Matrizes de referência de linguagem Língua Portuguesa do Saeb – BNCC. Brasília, 2022;
Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília,2018. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Ensino Fundamental, Brasília,1997;
BRASILEIRO, A.M. M.; SOUTO, S. R de A. Avaliação no Ensino Superior: um estudo exploratório sobre as percepções e emoções dos alunos.8f. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas-Universidade de Pitágoras, MG, 2018;
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & linguísticas. São Paulo,2009. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula);
CRUZ, Felipe Eduardo Pereira; DIAS, Valdenides Cabral de Araújo. A vida íntima de Laura na sala de aula. In: KOCHHANN, A.; SOUZA, J. O.(Orgs.). Reflexões teóricas o Ensino e a Educação. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 33-56;
FERREIRA, Luiza Marte. As ressignificações das práticas literárias: Análises discursivas e reflexivas dos multiletramentos no ensino da língua materna. In: KOCHHANN, A.; SOUZA, J. O.(Orgs.). Reflexões teóricas o Ensino e a Educação. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 68-89;
FUZA, Ângela Francine; MENEGASSI, Genilson José. Características e exemplos da responsabilidade na Prova Brasil. Revista Pitágoras, vol.02, 2011;
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de avaliação da educação Básica-SAEB: documentos de referência Brasília, 2018;
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos. Resumo Técnico: resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2005-2015. Setembro, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/ 2015/ resumo_tecnico_ideb_2005-2015.pdf >. Acesso em: 12 fev. 2023;
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: cortez,2017;
MEC. INEP(2007). Resultado do SAEB:1995 -2007. Brasil, 2007;
NASCIMENTO, Gilsimara Peixoto do. SAEB: Impactos de seus resultados e implicações nas políticas públicas educacionais no município de Jaboticatubas-MG. Dissertação (mestrado). Belo Horizonte, 2010;
OLIVEIRA, N. R. A.; SOUZA, L. S.; COUTO, C. R. O. Análise do desempenho dos alunos da rede municipal de ensino fundamental na prova Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e250005, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782020000100200&script=sci_abstract. Acesso em: 10 mar. 2023;
PAZ, Fábio Mariano. O IDEB e a qualidade da Educação no Ensino Fundamental: fundamentos, problemas e primeiras análises comparativas. 2001;
SANTOS, D. S.; SILVA, R. S. (2021). O ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas de São Luís-MA: desafios e possibilidades. Revista do Instituto de Estudos e Pesquisas, 17(2), 153-174;
SILVA, E. S.; OLIVEIRA, L. V. (2020). Letramento: uma reflexão acerca da importância da leitura na formação do indivíduo. Revista Educação em Análise, 2(2), 1-10.
TEIXEIRA, A. A municipalização do ensino primário. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.27, n.66, p.22-43, abril. /jun.1957.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.