Pré-itinerário formativo: Percepções de alunos em uma escola de tempo integral em São Luís, Maranhão

Autores

  • Hildo Antonio dos Santos Silva Doutor em Química Analítica, professor associado da Universidade Federal do Maranhão, São Luiz
  • Martha Reis Sousa Mestre em Ensino de Ciências, professora na Secretaria Estadual do Maranhão (SEDUC), São Luís
  • Josilma Chaves Borges Química Industrial e Química Licenciada, Universidade Federal do Maranhão, São Luís
  • Marlio de Brito Pinheiro Graduando em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83467

Resumo

RESUMO

O presente estudo consiste em explorar as percepções de alunos do 1° ano do ensino médio em uma disciplina de pré-itinerário formativo, intitulada “Escola é sim, lugar de ação e aventura”, desenvolvida no primeiro semestre de 2022, em uma escola pública de tempo integral, Cem Maria Mônica Vale na cidade de São Luís‐MA. Vários questionamentos nortearam este trabalho e justificaram sua produção, dentre eles:  Como foi o desempenho dos alunos em relação ao conteúdo aprendido e relação com seu Projeto de vida? Os professores desempenharam com eficiência, ética, compromisso e competência dentro do que rege os itinerários formativos? Para responder essas questões, foi adotada a metodologia qualitativa, quanto a sua abordagem, em consonância com a Revisão Sistemática da Literatura, quanto ao seu procedimento. Ademais, utilizou-se documentos legais e norteadores do novo ensino médio, tais como Lei 13.415 de 16/2/2017. Para delinear as percepções dos alunos, utilizou-se um questionário com 10 perguntas, elaboradas no Google Forms, aplicado em uma turma com 40 alunos.  Neste artigo, especificamos em apenas 4 dessas perguntas, delineando nossos objetivos que era a opinião dos alunos em relação a sua aprendizagem e em relação à atuação dos professores da disciplina. Os resultados foram significativos de forma benéfica para que novas disciplinas de pré-itinerário sejam elaboradas desta forma, unindo a área tecnológica e da terra com a cultura regional. Trazendo escritores locais para dentro da sala de aula.

 

PALAVRAS-CHAVE: NOVO ENSINO MÉDIO; QUÍMICA; EDUCAÇÃO BÁSICA.

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Referências

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Publicado

06.02.2023

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