Pré-itinerário formativo: Percepções de alunos em uma escola de tempo integral em São Luís, Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83467Resumo
RESUMO
O presente estudo consiste em explorar as percepções de alunos do 1° ano do ensino médio em uma disciplina de pré-itinerário formativo, intitulada “Escola é sim, lugar de ação e aventura”, desenvolvida no primeiro semestre de 2022, em uma escola pública de tempo integral, Cem Maria Mônica Vale na cidade de São Luís‐MA. Vários questionamentos nortearam este trabalho e justificaram sua produção, dentre eles: Como foi o desempenho dos alunos em relação ao conteúdo aprendido e relação com seu Projeto de vida? Os professores desempenharam com eficiência, ética, compromisso e competência dentro do que rege os itinerários formativos? Para responder essas questões, foi adotada a metodologia qualitativa, quanto a sua abordagem, em consonância com a Revisão Sistemática da Literatura, quanto ao seu procedimento. Ademais, utilizou-se documentos legais e norteadores do novo ensino médio, tais como Lei 13.415 de 16/2/2017. Para delinear as percepções dos alunos, utilizou-se um questionário com 10 perguntas, elaboradas no Google Forms, aplicado em uma turma com 40 alunos. Neste artigo, especificamos em apenas 4 dessas perguntas, delineando nossos objetivos que era a opinião dos alunos em relação a sua aprendizagem e em relação à atuação dos professores da disciplina. Os resultados foram significativos de forma benéfica para que novas disciplinas de pré-itinerário sejam elaboradas desta forma, unindo a área tecnológica e da terra com a cultura regional. Trazendo escritores locais para dentro da sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: NOVO ENSINO MÉDIO; QUÍMICA; EDUCAÇÃO BÁSICA.
Downloads
Referências
Artigo:
ALARCON, D. et al. Os Desafios da Educação em Rede no Contexto da Indústria 4.0. VIII Congreso Internacional de Conocimiento e Innovación. Guadalajara, 2018.
BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Dispõe sobre o Plano Nacional de Educação.
BRASIL. Química. In: PCN+ Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. 2010.
Base Nacional Comum Curricular – Etapa do EM (BNCC-EM) – Res. CNE/CP nº 4, de 17/12/2018: trata dos direitos e objetivos de aprendizagem, ou seja, competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes na parte da formação geral básica do currículo do Novo ensino médio;
CASATE, J.C.; CORREA, A.K. Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde. Rev. Esc.enferm. USP, v. 40, n. 3, p. 321-328, set. 2006.
COSTA, D. DOS S. Autoavaliação em Matemática: Uma Experiência com Alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado, UnB, Brasília/DF, 2013.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD/2005-educação.
NUNES, A. S; ADORNI, D. S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: ENCONTRO DIALÓGICO TRANSDISCIPLINAR 2010, Vitória da Conquista, BA. Educação e conhecimento científico, 2010;
Artigo:
VILLAS BOAS, B. M. F. Construindo a Avaliação Formativa em uma Escola de 164 Educação Infantil e Fundamental. In: VILLAS BOAS, B. M. F. (Org.); et. al. Avaliação: políticas e práticas. 2ª ed., Campinas/SP: Papirus, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.