Ensino, prática docente e evasão escolar: uma análise a partir do Estágio Supervisionado II

Autores

  • Rayssa Rovanya Torquato Carvalho Mestra em Ciências da Linguagem, professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró
  • Ruan Ramon Torquato Dantas Mestrando no programa de Pós-graduação em Ensino, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró
  • Paulo Augusto Tamanini Doutor em História e Professor no Programa de Pós-graduação em Ensino

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22014

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O presente artigo trata do período que compreende o Estágio Supervisionado II, disciplina voltada para os discentes que estão cursando o nível superior na área de licenciatura, a partir das experiências adquiridas ao longo de um período de aproximadamente dois meses em uma escola localizada na zona rural de Mossoró/RN. Nesse sentido, o presente trabalho desenvolveu-se em uma perspectiva qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo. Com o intuito de contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, foi proposta uma intervenção quanto a um problema perceptível no período de observação: a evasão escolar, com base nos pressupostos de Antunes (2009), com seus estudos acerca do currículo de uma escola participativa, Frangella e Oliveira (2017), a respeito da formação de professores, Arroyo (1992), com suas contribuições concernente à evasão escolar, entre outros. Tendo em vista que a desistência dos alunos atinge diretamente as aulas de Língua Portuguesa, bem como prejudica o rendimento escolar como um todo, a utilização de recursos pedagógicos contextualizados para trabalhar o conteúdo de variedade linguística pôde amenizar esse elevado número de desistentes, contribuindo com um ensino mais significativo.

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Referências

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Publicado

18.12.2023

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