Jean-Jacques Rousseau: A análise de uma educação livre

Autores

  • Raquel dos Santos Quadros Universidade Estadual de Maringá
  • Dyeinne Cristina Tomé Mestre e Doutora em Educação, Especialista em Gestão Escolar e emEducação Especial. Professora do SEED do Paraná. https://orcid.org/0000-0002-9637-8061

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83391

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino, História

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre a concepção de educação presente no pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Partindo de tal pressuposto, será possível mostrar a singularidade deste pensador, dentro do movimento iluminista e frente as questões educacionais e políticas do século XVIII. Rousseau foi um combativo do Antigo Regime, além de confrontar as desigualdades e os individualismos promovidos pela sociedade burguesa, ainda em fase inicial. Questões estas, que o levaram a refletir sobre a condição social de sua época.

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Referências

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Publicado

06.02.2023

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Seção

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