Relações étnico-raciais e educação infantil em debate na produção acadêmica publicada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Autores

  • Janaina Monteiro Clarindo Universidade Federal do Ceará
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz UFC
  • Antônia Fabiola Agostinho Morais Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20668

Palavras-chave:

Creche, Pré-escola, Inclusão social, Legislação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um levantamento sobre a produção acadêmica publicada no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) acerca das relações étnico-raciais na Educação Infantil (E.I). Resulta de uma pesquisa do tipo “Estado da Arte” e adota como inspirações teóricas os estudos de Silva, Régis e Miranda (2018); Abreu e Mattos (2008), Gomes (2012), dentre outros, além do documento normativo Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - DCNERER (BRASIL, 2004a). Dentre os seus resultados foi identificado que: além de ser ínfima a quantidade de trabalho na área de E.I. sobre as relações étnico-raciais, mesmo nos primeiros oito anos após a aprovação das DCNERER - (BRASIL, 2004), essa invisibilidade de pesquisas é proporcional à idade crescente das crianças; a concentração de pesquisas reside no eixo Sul e Sudeste do país; dentre as categorias identificadas nos objetivos e palavras-chaves dos trabalhos, a de maior incidência foram as práticas docentes.

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Publicado

07.08.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro