Poluição urbana em Belém: reflexões sobre educação ambiental e sua potencialidade no combate ao problema

Autores

  • Roberto Carlos Figueiredo Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia (PPG-BPA), Universidade Estadual do Pará - UEPA. Professor na Rede Estadual de Belém, Pará
  • Graciete da Silva Figueiredo Mestre em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Professora na Educação Básica no Município de Ananindeua, Pará https://orcid.org/0000-0001-6221-9129
  • Leandro de Sousa Rocha Graduando em Biblioteconomia pela UFPA e Administração pela Uniasselvi
  • Gracielly da Silva Figueiredo Graduanda em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Pará – IFPA
  • Priscila do Socorro dos Santos Gomes Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83544

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Resíduos sólidos, Saneamento básico, Política públicas, Poluição

Resumo

O artigo visa delinear as práticas que possam combater o problema da poluição em Belém. Esse problema é abordado em dois blocos: poluição de Canais da região metropolitana e poluição em logradouros. São discutidas as consequências negativas para a qualidade de vida da população, além dos reflexos disso na economia e nos gastos com saúde pública da região. Ao longo do artigo são externadas algumas tentativas do poder público para solucionar o problema. Por último, são discutidos métodos para o combate a esse transtorno urbano, através da educação e conscientização ambiental em todos os níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, Arnaldo Telles. A Educação Ambiental na década de 90 no Brasil: Aspectos Preliminares sobre Políticas Públicas, Comunicação e Cidadania. In: IX congresso de ciências da comunicação na região Sul, maio de 2008. Disponível em: http://www.intercom.org.br/parpers/regionais/sul2008/resumos/R10-0114-1.pdf. Acesso em: 26 fev. 2023.

CARNEIRO, P. R F; MIGUEZ, M. G. Controle de inundações em bacias hidrográficas metropolitanas. São Paulo: Annablume, 2011.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 2010. Censo demográfico 2010 [Online.]. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: www.censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 23 fev. 2023.

IBAMA. Educação ambiental. Disponível em: https://www.gov.br/ibama/pt-br/servicos/educacao-ambiental/educacao-ambiental-no-ibama. Acesso em: 26 fev. 2023.

SESAN. Coleta regular. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/sesan/. Acesso em: 24 fev. 2023.

Downloads

Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro