Liderança pedagógica de uma diretora de escola da rede estadual de São Paulo

Autores

  • Alex Moreira Roberto Mestre em Gestão e Avaliação pela UFJF,doutorando em Educação pela Universidad Diego Portales e Universidad Alberto Hurtado em Santiago no Chile e gerente de educação no Vetor Brasil

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83231

Palavras-chave:

Gestão escolar, Currículo, Ensino, Escola

Resumo

O presente artigo descreve a liderança pedagógica de uma diretora de escola da rede estadual de São Paulo. Para isso, realizou-se um estudo de caso etnográfico que relata as ações que estão destinadas a planejar, organizar e avaliar o currículo, o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente. Os resultados revelam convergências e divergências entre as orientações oferecidas no âmbito global e local; a influência da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no modelamento do trabalho da escola; e o desenvolvimento dos gestores intermediários como estratégia adotada pela diretora para a realização da liderança pedagógica.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro