Caracterização da educação ambiental nas aulas de geografia da ECIT João Roberto Borges de Souza
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22327Palavras-chave:
Guia de Aprendizagem, Currículo escolar, Educação Ambiental, Ensino de GeografiaResumo
A relação do ensino da Educação Ambiental com a Geografia tem contribuído com a discussão da atuação interdisciplinar da Educação Ambiental na escola atrelada às Ciências Geográficas. Esta pesquisa buscou caracterizar a Educação Ambiental nas aulas de Geografia a partir dos guias de aprendizagem da ECIT João Roberto Borges de Souza, em João Pessoa, Paraíba. Adotando um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com análises descritivas e explicativas, a pesquisa demonstra que as discussões no entorno da temática ambiental versam as correntes antigas e contemporâneas da educação ambiental, formuladas pela autora Lucie Sauvé (2005). Os resultados revelaram que apesar da repetição dos temas transversais ao longo de todos as séries e bimestres letivos, a seleção realizada pelo docente para trabalhar na geografia, estão alinhados com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no tocante à efetividade da educação ambiental. Contudo, observou-se assimetria nos conteúdos em cada série e bimestre, evidenciando discrepância no conteúdo da segunda série. Conclui-se que a Educação Ambiental permeia o ensino de Geografia dessa escola, com parte dos conteúdos alinhados à PNEA, onde destaca-se os conteúdos da primeira série por abordar integralmente às discussões ambientais, enquanto a temática nos demais conteúdos e séries se encontram de forma transversal e pontual.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9.795 de 27 de abril de 1999. Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE/CP Nº: 2/2012 de 15 de junho de 2012. Brasília, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Educação é a Base). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 de novembro de 2023.
CARDONI, Umberto Giuseppe; TAIOLI, Fabio. As Ciências da Terra: sustentabilidade e desenvolvimento. IN: TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a terra. 2009.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
CESAR, Ary Gustavo Silva; DAMBROSKI, Marilis; ANTONIAK, Joana do Amaral. Contribuições Da Educação Ambiental No Desenvolvimento Regional Sustentável: Análise Do Ensino Superior Na Região Do Vale Do Mamanguape – PB. Revista Contexto Geográfico, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 117–133, 2023.
FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda; ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos; CESAR, Ary Gustavo da Silva. Análise da educação ambiental na Universidade Federal De Campina Grande (UFCG) nos anos de 2002 a 2017: disciplinas e projetos. Revbea. v. 13, n. 1, p. 87-107. 2018.
LEFF, Enrique. Complejidad, racionalidad ambiental y diálogo de saberes: hacia una pedagogía ambiental. In: Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 16, p. 11-19, jul./ dez. 2007.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas 2010.
GOVERNO DA PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas Estaduais. 2019. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/arquivos/diretrizes-operacionais/2019. Acesso em: 21 de novembro de 2023.
MENDES, João Roberto. Geografia e educação ambiental: uma abordagem a partir da teoria da atividade. Tese de doutorado – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 247 f, 2016.
SILVA CESAR, A. G. da; PONTAROLO, E. Educação Ambiental em uma abordagem Interdisciplinar: Análise no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 1–26, 2023. DOI: 10.14295/ambeduc.v28i2.16098. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/16098. Acesso em: 19 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.