Caracterização da educação ambiental nas aulas de geografia da ECIT João Roberto Borges de Souza

Autores

  • Ary Gustavo da Silva Cesar Professor Interdisciplinar, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente. Especialista em Ciências Ambientais. Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Licenciando em Geografia (UFPB)
  • Iury Rodrigues Lima Licenciando em Geografia https://orcid.org/0009-0006-7778-5282
  • Laíz Carolíne de Oliveira Santos Professora de Geografia. Especialista em Docência do Ensino Superior e Psicologia da Educação. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre (UFAC) https://orcid.org/0000-0002-7437-051X
  • João Victor Fernandes da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Bruna Eduarda Martins Cabral Rego Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22327

Palavras-chave:

Guia de Aprendizagem, Currículo escolar, Educação Ambiental, Ensino de Geografia

Resumo

A relação do ensino da Educação Ambiental com a Geografia tem contribuído com a discussão da atuação interdisciplinar da Educação Ambiental na escola atrelada às Ciências Geográficas. Esta pesquisa buscou caracterizar a Educação Ambiental nas aulas de Geografia a partir dos guias de aprendizagem da ECIT João Roberto Borges de Souza, em João Pessoa, Paraíba. Adotando um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com análises descritivas e explicativas, a pesquisa demonstra que as discussões no entorno da temática ambiental versam as correntes antigas e contemporâneas da educação ambiental, formuladas pela autora Lucie Sauvé (2005). Os resultados revelaram que apesar da repetição dos temas transversais ao longo de todos as séries e bimestres letivos, a seleção realizada pelo docente para trabalhar na geografia, estão alinhados com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no tocante à efetividade da educação ambiental. Contudo, observou-se assimetria nos conteúdos em cada série e bimestre, evidenciando discrepância no conteúdo da segunda série. Conclui-se que a Educação Ambiental permeia o ensino de Geografia dessa escola, com parte dos conteúdos alinhados à PNEA, onde destaca-se os conteúdos da primeira série por abordar integralmente às discussões ambientais, enquanto a temática nos demais conteúdos e séries se encontram de forma transversal e pontual.

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Referências

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Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro