Gestão democrática em discussão: a sua importância no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP)

Autores

  • Junior Neto Santana Geógrafo e Pedagogo, mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR
  • Paulo Sérgio Souza Bulgareli Pedagogo, mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83098

Palavras-chave:

Escola, Currículo escolar, Gestão democrática

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em analisar a importância da gestão democrática na elaboração e/ou reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP), considerando ser um grande subsídio para qualidade do ensino. Partimos do princípio que tratar desse assunto apresenta ser relevante, pois, na maioria dos estabelecimentos de ensino, o tratado com o PPP acaba ficando a cargo do(a) pedagogo(a), secundarizando assim a necessidade de dar voz e vez aos demais envolvidos no processo educacional. Sobretudo, a discussão pode promover inquietações nos leitores, que por sua vez, poderão realizar outros estudos a respeito e assim subsidiar a superação da problemática já citada. Para tanto, o mesmo consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, correspondente a uma revisão bibliográfica. Ademais, também inclui uma análise documental, haja visto, as bases legais do PPP preconizadas nas políticas educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Elaborar e/ou reformular o PPP mediante o trabalho coletivo e participativo, implica de fato subsidiar uma educação de qualitativa e por via compreendida por todos da comunidade escolar.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro