Debate e cidadania: um relato de experiência de aulas de história

Autores

  • Iliene Carolina Barros Pedagoga, especialista em Psicopedagogiae em Educação Currículo e Ensino. Professora regente nas séries do Ensino Fundamental Anos Iniciais

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20906

Palavras-chave:

Ensino, Educação

Resumo

Este estudo  relata a experiência de debates e de um processo eleitoral, ambos desenvolvidos com uma turma de 5º ano no Ensino Fundamental I do Colégio Adventista de Vitória, ES. A metodologia empregada foi do tipo descritiva, com abordagem qualitativa de análise, e para coleta de dados fez-se uso de entrevistas e produções textuais. As preleções consistiram em aulas expositivas dialogadas, trocas de experiências, debates, votações e eleições, envolvendo política e cidadania, além de uma aula de campo na Câmara Municipal de Vitória/ES, que oportunizou o conhecimento de importantes figuras públicas que lideram o município e a participação em reuniões de tomadas de decisão.  Como referencial teórico, considerou-se a educação dialógica de Paulo Freire e seus ideais de criticidade e autonomia dos educandos. Portanto, a experiência realizada garantiu as educandos e participantes da mesma, uma visão democrática dos processos eleitorais, pois, oportunizou ricas vivências sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MOREIRA, Hulda Raquel S. Rodrigues. História e Geografia, 5º ano. 2 ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2015. (Coleção Interagir e Crescer).

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Aprendizagem significativa em revista, v.1, p. 25-46, 2011. Disponível em:

<http://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/pe_Goulart/Material_de_Apoio/Referencial%20Teorico%20-%20Artigos/Aprendizagem%20Significativa.pdf>.

Acesso em 20 de agosto 2016

PAUL, Richard, et al. Critical Thinking Handbook: High School. A Guide for Redesigning Instruction.Center for Critical Thinking and Moral Critique, Sonoma State University, Rohnert Park, CA 94928, 1989.

SOUZA, Hulda Cyrelli de. Língua Portuguesa. 5º ano. 2 ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012. (Coleção Interagir e Crescer).

Downloads

Publicado

31.05.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.