Matemática e sala de aula invertida: Novas metodologias para o ensino de potência
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.21643Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa conduzida em uma escola pública em Manaus, onde foi implementada a abordagem da Sala de aula invertida (flipped classroom) na disciplina de Matemática, com foco específico no ensino de potência. A Sala de aula invertida é uma estratégia de e-learning delineada por Morán (2015), na qual os conteúdos e instruções são estudados online antes das aulas presenciais, reservando o tempo em sala de aula para atividades práticas, tais como resolução de problemas, projetos e discussões em grupo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com propósitos descritivos, empregando o método de pesquisa-ação. Os participantes desse estudo foram estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, pertencentes aos Anos Finais, de uma escola pública na cidade de Manaus, localizada no estado do Amazonas. Para a coleta de dados, foram empregadas observações, filmagens, atividades práticas e relatos dos estudantes. Os resultados obtidos revelam as potencialidades dessa metodologia da Sala de aula invertida na abordagem dos conteúdos relacionados a potência. Adicionalmente, procurou-se coletar a opinião dos estudantes no início e no final da utilização dessa metodologia, com o propósito de compreender a percepção deles acerca da Sala de aula invertida. Através da aplicação dessa metodologia, foi possível constatar uma participação mais frequente dos estudantes durante a execução das atividades. Além disso, destaca-se o papel central do estudante como agente de sua própria aprendizagem, fomentando reflexões e pensamento crítico durante a realização das tarefas.
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