Debate e cidadania: um relato de experiência de aulas de história
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20906Palavras-chave:
Ensino, EducaçãoResumo
Este estudo relata a experiência de debates e de um processo eleitoral, ambos desenvolvidos com uma turma de 5º ano no Ensino Fundamental I do Colégio Adventista de Vitória, ES. A metodologia empregada foi do tipo descritiva, com abordagem qualitativa de análise, e para coleta de dados fez-se uso de entrevistas e produções textuais. As preleções consistiram em aulas expositivas dialogadas, trocas de experiências, debates, votações e eleições, envolvendo política e cidadania, além de uma aula de campo na Câmara Municipal de Vitória/ES, que oportunizou o conhecimento de importantes figuras públicas que lideram o município e a participação em reuniões de tomadas de decisão. Como referencial teórico, considerou-se a educação dialógica de Paulo Freire e seus ideais de criticidade e autonomia dos educandos. Portanto, a experiência realizada garantiu as educandos e participantes da mesma, uma visão democrática dos processos eleitorais, pois, oportunizou ricas vivências sociais.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MOREIRA, Hulda Raquel S. Rodrigues. História e Geografia, 5º ano. 2 ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2015. (Coleção Interagir e Crescer).
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Aprendizagem significativa em revista, v.1, p. 25-46, 2011. Disponível em:
Acesso em 20 de agosto 2016
PAUL, Richard, et al. Critical Thinking Handbook: High School. A Guide for Redesigning Instruction.Center for Critical Thinking and Moral Critique, Sonoma State University, Rohnert Park, CA 94928, 1989.
SOUZA, Hulda Cyrelli de. Língua Portuguesa. 5º ano. 2 ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012. (Coleção Interagir e Crescer).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.