Benefícios da aprendizagem criativa para o processo de ensino aprendizagem de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20901Palavras-chave:
Ensino, EducaçãoResumo
Um dos grandes desafios da atualidade é despertar o interesse dos alunos para aprender e desenvolver sua criatividade em sala de aula, tendo em vista que as práticas de ensino tradicionais não favorecem o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC. Se tratando do ensino de ciências é muito importante os docentes utilizarem praticas pedagógicas que ajudem os alunos a adquirirem conhecimentos científicos para que eles tenham uma melhor compreensão do mundo a sua volta e intervir de modo responsável e consciente nas questões sociais e ambientais, bem como, para que eles possam ser agentes do seu próprio processo de aprendizagem e tenham espaço em sala de aula para expressarem suas opiniões , além de trabalhar em grupos sempre trocando experiencias uns com os outros, assim, tendo em vista a importância da aprendizagem criativa nesse processo, o objetivo desse estudo é mostrar os benefícios da aprendizagem criativa para o processo de ensino aprendizagem de ciências e para o desenvolvimento da criatividade e participação ativa dos alunos em sala de aula, além de mostrar na literatura cientifica algumas propostas metodológicas alinhadas com a aprendizagem criativa que os professores podem utilizar para alcançar tais objetivos, evidenciando que através do Scratch, maquetes, narrativas e histórias em quadrinhos é possível tornar o processo de ensino aprendizagem de ciências mais lúdico e criativo.
Downloads
Referências
ALENCAR, Eunice Soriano de et al. Criatividade em sala de aula: Fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos. Psico-USF, v. 23, p. 555-566, 2018.
APLEWICZ, Priscila Sirigate. Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
ANJOS, Jansen Felix dos, et al. UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS (FÍSICA 9° ANO).VI Congresso nacional de educação, CONEDU.
BEGHETTO, Ronald A. Creative Learning in Education. The Palgrave Handbook of Positive Education , p. 473–491, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
BENDER, Danusa; COSTA, Gisele Maria Tonin da. Ensino aprendizagem de ciências: metodologias que contribuam no processo. Revista de educação do IDEAU, v. 13, n. 27, 2018.
COSTA, Jady Caroline de Sousa; GOMES, Mileny de Abreu. A APRENDIZAGEM CRIATIVA COMO CAMINHO PARA UM NOVO MODELO DE ENSINO. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre.
DOS SANTOS, Fabricia Jorge Oliveira; LINHARES, Jussiara Candeira Spíndola. O USO DE MAQUETES NO ESTUDO DAS CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VI Congresso nacional de educação, CONEDU.
LOPES, Leticia Azambuja. Ensino de Ciências a partir da aprendizagem criativa. Universidade luterana do brasil Programa de pós-graduação em ensino de ciências e matemática.
LIU, Andrea Santos; SILVA, Rita de Cassia; LIMA, Luana dos Santos. As histórias em quadrinhos como materiais didáticos alternativos no ensino de ciências. Revista Compartilhar, v. 4, n. 1, p. 73-78, 2019.
MORAN, José. Mudanças necessárias na educação, hoje. MORAN, J. Ensino e Aprendizagem Inovadores com apoio de tecnologias: novas tecnologias e mediação pedagógica, v. 21, p. 21-29, 2014.
MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de ; SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. Scratch no Ensino de Ciências: potencializando o raciocínio lógico e a aprendizagem de estudantes no ensino fundamental. In: Congresso internacional de educação e inclusão-cintedi. 2014.
MORAIS, Daniele Maria de; FREITA, Vera Lúcia Chalegre de. ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: DESPERTANDO A CRIATIVIDADE E A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES. V Congresso nacional de educação, CONEDU.
PAES, Washington Elias; DA SILVA, Carlos Mágno Domás. As concepções de criatividade na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 23, n. 2, p. 425-436, 2021.
RESNICK, Mitchel. Jardim de Infância para a Vida Toda: Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos. Penso, 2020.
RIBEIRO, Ruth Marina Lemos; MARTINS, Isabel. O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de física. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, p. 293-309, 2007
ROCHA, Carlos José Trindade da. Desenvolvimento profissional docente e formação do sujeito criativo investigativo de acordo com a Base nacional comum curricular para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Educação , 26 • 2021.
SIQUEIRA, Luiza Carla Carvalho; NETO, Manoel Veras de Sousa; DE OLIVEIRA, Francisco Kelsen. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UM RELATO SOBRE O USO DO LIFE CYCLE CANVAS (LCC)® NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
SANJUAN, Maria Eugênia Cavalcante et al. Maresia: uma proposta para o ensino de eletroquímica. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 190-197, 2009.
WALTRICK, Gustavo Cesar; SILVA, Madalena Pereira da. Aprendizagem criativa: a ação pedagógica interdisciplinar de professores dos anos finais do ensino fundamental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.