O papel da liderança dentro do contexto escolar

Autores

  • Ana Claudia Silva Azevedo Ferreira Mestranda em Ciência da Educação, pós-graduada em Supervisão e Gestão pedagógica, graduada em letras. Professora da Secretaria Estadual do Maranhão (SEDUC)
  • Martha Reis Sousa Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul/SP, Pós-graduada em Tecnologia dos alimentos e educação infantil, graduada em Química licenciatura e Química Industrial/UFMA. Professora da Secretaria Estadual do Maranhão (SEDUC)
  • Soraia Melo dos Santos Doutora em Linguística Portuguesa e Línguas Clássicas (LIP) pela UNB, Doutora em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid, graduada em Letras. Professora da Secretaria Estadual do Maranhão (SEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21647

Palavras-chave:

GESTÃO ESCOLAR, DESEMPENHO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO

Resumo

A liderança é uma característica primordial que um bom gestor deve exercer dentro de uma organização, seja em qualquer ambiente funcional, e no contexto escolar é fundamental este tipo de caraterística, sendo assim, liderança é o processo de influência que os indivíduos, por meio de suas ações, exercem sobre um grupo para alcançar metas comuns ou compartilhadas.  O presente artigo tem como objetivo relacionar importantes evidências que avaliam a importância do tema para bons resultados no desempenho educacional. A metodologia utilizada neste trabalho trata-se de uma revisão sistemática de literatura com levantamento bibliográfico. Concluiu-se que a gestão escolar é algo que perpassa por várias níveis organizacionais e que promove a articulação entre as pessoas envolvidas, inspirando-as para que juntas desenvolvam, a cada dia, melhores performances educacionais, portanto, aquele que deseja ser um bom gestor deve adquirir características e habilidades necessárias para guiar um ambiente escolar saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLAIRE, Y.; FIRSIROTU, M. Theories of organizational culture. Organization Studies, London, v.5, n.3, p.193-226, July 1984;

BASS, B.; AVOLIO, B.J.Transformational leadership and organizational culture. Public Administration Quarterly, Elizabethtown, PA, v.17, n.1, p.112-121, Spring 1993;

ROBBINS, S.P. Administração: mudanças e perspectivas. Saraiva, São Paulo (2000);

BRYMAN, A. Leadership in organizations. In: CLEGG, S.; HARDY, C.; NORD, W. (Ed.). Handbook of organization studies. London: Sage, 1996;

Brito, Betania Candida da Silva. Dissertação: Liderança do Gestor Escolar nas Escolas de Ensino Médio Integral da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco – Brasil, 2019. Disponível em: Liderança do Gestor Escolar nas Escolas de Ensino Médio Integral da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco - Brasil (core.ac.uk). Acesso em 30 de agosto de 2023;

HOFSTEDE, G.H. Cultures and organizations: software of the mind. New York: McGraw-Hill, 1991;

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004;

Instituto Ayrton Senna. Qual é o papel do gestor escolar? Disponível em: < https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/meu-educador-meuidolo/materialdeeducacao/qual-e-o-papel-do-gestor-escolar.html>2019. Acesso em: 28 de agosto de 2023;

LACERDA, Daniela. O Líder Espiritualizado. Você S.A. São Paulo, n 82, p.22-30, Abr 2005;

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. In: Cadernos de Pesquisa v.46 n.159p.38-62 jan./mar. 2016.

LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p.23;

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Curitiba: Editora Positivo, 2010;

MELLO, Alessandra. Entenda o papel do gestor escolar no desenvolvimento do ensino. Disponível em: Universidade Católica de Brasilia. Acessado em: 29 de agosto de 20213;

PORTER, L.W.; McLAUGHLIN, G.B. Leadership and the organizational context: like the weather? Leadership Quarterly, Greenwich, Conn, v.17, n.6, p.559-576, Dec. 2006;

WALDMAN, D.A.; JAVIDAN, M.; VARELLA, P. Charismatic leadership at the strategic level: a new application of upper echelons theory. Leadership Quarterly, Greenwich, Conn, v.15, n.3, p.355-380, June 2004;

WHITMORE, J. Coaching Para Aprimorar O Desempenho: Os princípios e a prática do coaching de liderança. Rio de Janeiro. Clio, 2012;

Downloads

Publicado

10.10.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro