Os Jogos e brincadeiras indígenas como motivação no ensino da Língua Indígena Macuxi em Roraima

Jogos e brincadeiras indígenas

Autores

  • Maristela Bortolon de Matos Doutora em Educação. Professora da Rede Federal de Ensino (UERR)
  • Aldinesio Sarmento Silveira Mestrando pela Universidade Estadual de Roraima (UERR)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20662

Palavras-chave:

valorização, cultura, Aprendizagem, lúdica, estratégia, pedagógica

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma breve descrição teórica sobre os jogos e brincadeiras em contexto indígena com abordagem qualitativa e descritiva. Alguns professores indígenas que lecionam a disciplina de língua indígena, nas escolas indígenas de Roraima, têm buscado estratégias para motivar as crianças na aprendizagem da língua materna, dentre as quais destaca-se os jogos e brincadeiras. Essa é uma forma prática e que contribui para o aprendizado das crianças de forma lúdica e que elas reconheçam e valorizem sua cultura tradicional. Não se pode negar que estarmos em um mundo digital, onde as pessoas estão atreladas e imersas nesse mundo virtual, por isso mesmo, precisamos buscar outras estratégias para motivar a aprendizagem das crianças, usando diversas ferramentas para a construção de materiais pedagógicos. Para que isso ocorra é necessário que os professores estejam preparados para a docência, munidos de diferentes instrumentos metodológicos. Por serem escolas indígenas, conta com o apoio dos pais e das comunidades, sempre levando em consideração o processo de ensino e aprendizagem das crianças indígenas. O ensino e aprendizagem da Língua Indígena Macuxi utilizando jogos e brincadeira, além da motivação por ser uma atividade lúdica, valoriza seus costumes tradicionais, trazendo a concepção da representatividade dos elementos culturais e dos objetos utilizados.

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Publicado

07.08.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro