Autismo: uma reflexão sobre o processo de inclusão, desafios e possibilidades entre a escola e a família

Autores

  • Dayane da Cunha Souza Pedagoga. Professora da Creche Municipal Virgem Poderosa. Piripiri, Piaui
  • Marcos Antonio Sousa Araujo Pedagogo. Diretor da Escola Municipal Círculo Operário. Piripiri-Piaui
  • Adalcione de Oliveira Vieira Licenciada em Letras inglês. Professora no Colégio Liceu de Piripiri -Piaui
  • Maria dos Remédios Gomes Carvalho Pedagoga. Professora da escola C.E.M. Linoca Pires Rebello. Piripiri-Piaui
  • Alessandra Maria da Silva Professora
  • Ilane Cristina Soares Barros Pedagoga. Professora no Colégio Liceu de Piripiri -Piaui

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22338

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Vivenciamos um momento em que mundialmente se fala na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. O autismo é considerado um transtorno global de desenvolvimento caracterizado por uma interiorização intensa, pela recusa de manter contato com outras pessoas e ainda apresenta diversas anormalidades de linguagens e de movimentos físicos. É importante que os profissionais da educação tenham conhecimento dos sintomas característicos deste distúrbio e busque uma adaptação no currículo escolar para trabalharem o desenvolvimento dessas crianças. O objetivo principal desse trabalho objetivo promover uma reflexão acerca das concepções históricas que têm influenciado o processo de inclusão dos alunos com autismo, diante dos desafios e as possibilidades enfrentados pela escola e a família perante este processo de inclusão. Tendo como embasamento Eugenio Cunha (2011), Barbosa e Silva (2012) e Paiva Filho (2012), tendo em vista apresentar dados essenciais para que todos compreendam como se dá o processo de aceitação e inclusão dessas crianças. Desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica com análises dos conteúdos abordados durante a pesquisa. Nesse sentido, a inclusão do aluno no contexto escolar é importante para promover a interação com os colegas e desenvolver suas habilidades, transformando suas necessidades em igualdade.

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08.03.2024

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