Reflexões sobre a inclusão do deficiente visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20652

Palavras-chave:

Cegueira, Educação Inclusiva, Baixa visão, Atividade Física, Prática pedagógica

Resumo

A deficiência visual abrange baixa visão e cegueira e uma das grandes dificuldades das escolas é incluir alunos deficientes visuais com uma estrutura adequada, materiais pedagógicos e profissionais qualificados. O presente estudo buscou analisar a inclusão dos alunos com deficiência visual nas aulas de educação física das escolas municipais da cidade de Castanhal-PA, através de suas próprias concepções de inclusão. Participaram do estudo quatro alunos com deficiência visual, dois do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idade entre 13 e 18 anos, cursando o ensino fundamental. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas onde as respostas foram gravadas em um aparelho Smartphone e posterior análise de conteúdo. Como resultados os alunos apresentam suas próprias concepções de inclusão mediante a sua participação das aulas de educação física com os demais alunos e apesar de sentirem-se inclusos, os mesmos sugerem mudanças e adaptações para que possam ter aulas de qualidade e consequentemente, ter um melhor desempenho escolar. Portanto, a inclusão de alunos com deficiência visual, passa pela acolhida dos membros da classe e sobretudo da atuação dos professores de educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Maria Luiza Tenure. O aluno com Deficiência Visual nas aulas de Educação Física: análise do processo inclusivo. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP. 2013.

ANDRADE, Jéssica Kellery Levino da Costa. Inclusão de aluno com deficiências no ensino regular em escola pública no munícipio de Remígio-PB. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal da Paraíba. 2013.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 4ª. Ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BRANCATTI, Paulo Roberto; ROSA, Camila Casemiro; VALES, Gustavo Pedro. Educação física e esportes para alunos com deficiência visual. CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8450-8461 Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/141750>. Acesso em: 15 de maio de 2023.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília. UNESCO. 1994.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 15 de junho 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. Brasília: MEC, 2006.

CARVALHO, Liete Fonseca de. A inclusão de deficientes visuais nas aulas de educação física. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Brasília, Ariquemes. 2012.

CASTRO, Fátima Maria de. O papel da Apae frente à inclusão de estudantes com deficiência na rede pública de ensino em Carinhanha- BA. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) Universidade de Brasília, Brasília. 2015.

CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. 4ª Ed., rev. e atual. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2010.

COSTA, Vanderei Balbino da. Inclusão escolar na educação física: reflexões acerca da formação docente. Motriz, Rio Claro, v.16, n.4, p.889-899, 2015.

DICICCO-BLOOM, B.; CRABTREE, B. F. The qualitative research interview. Medical Education, v. 40, n. 4, p. 314-321, 2006.

FARIAS, Vanusa Moreia. A importância da atuação do professor frente a inclusão do aluno cego. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão) - Universidade de Brasília, Brasília. 2011.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

GLAT, Rosana (org) Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007.

IGNÁCIO, Tiago. Os desafios da inclusão no ambiente escolar. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de Brasília, Brasília. 2015.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar 2017. Brasília: MEC, 2017.

LAGUNA, Jacqueline de Cássia. A utilização de diferentes recursos pedagógicos como auxílio na aprendizagem de alunos com deficiência visual. Monografia (Especialização na Pós Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, Paraná. 2012.

LEMOS, E. R E CERQUEIRA J. B. O Sistema Braille no Brasil. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 20, edição especial, p. 23-28, nov. 2014.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MOLLOSSI, Luíz Fellippe da Silva Bellicantta; et al. Uma perspectiva sobre a inclusão de cegos: considerações de uma professora de matemática. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 1, n. 58, p. 30-48, 2015.

PEREIRA, Josefa Lidia Costa; PEREIRA, Sandra Regina Costa; COSTA, Maria Piedade Resende da. Colegas videntes de alunos com deficiência visual falam sobre a inclusão. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 5, Londrina. 2009.

REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos. DESAFIOS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: Um estudo sobre as políticas de Educação Inclusiva na escola atual. In: CONGRESSO NACIONA DE EDUCAÇÃO-CONEDU. 4, João Pessoa. 2017.

RIBEIRO, Larissa Oliveira Mesquita. A inclusão do aluno com deficiência visual em contexto escolar: afeto e práticas pedagógicas. Revista Educação, arte e inclusão, v.13, n.1, p. 8–32, 2017.

SANTOS, Mariana de Sousa Siqueira, COSTA, Angelina Dias Leão. A orientação físico-espacial de pessoas com deficiência visual: conhecendo o usuário. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v.3, n. 15, p. 193–211, 2015.

SILVA, Tatiane Santos; LANDIM, Myrna Friederichs; SOUZA, Verônica dos Reis Mariano. A utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de ciências de alunos com deficiência visual. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 13, n. 1, p. 32-47, 2014.

SOUSA, Ana Cleia da Luz Lacerda; SOUSA, Ivaldo Silva. A inclusão de alunos com deficiência visual no âmbito escolar. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 6, n. 3, p. 41-50, jan. 2017. Disponível em: <https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2310>. Acesso em: 05 jun. 2023

SOUZA, Givania Maira De. Educação Física Infantil: a importância de Jogos e Brincadeiras em uma Escola Pública de Planaltina – Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade de Brasília, Alto Paraíso. GO. 2013.

Downloads

Publicado

07.08.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro