Formação docente em LIBRAS como trajetória para inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83086Palavras-chave:
Aluno surdo., Política Educacional., Educação Básica.Resumo
A formação dos docentes em libras é uma necessidade no ambiente atual da educação conforme as reformas educacionais. Dessa forma, pretende-se a partir do presente estudo, analisar e discorrer sobre a importância da formação de docentes em Libras para atuar com alunos surdos nas escolas. O desenvolvimento deste estudo partiu da importância do ensino de Libras na formação de docentes na educação básica. Para tanto tomamos como referencial teórico os estudo de Couto (2014), Dias (2006), Lacerda (2007), Pereira (2008) entre outros. Observamos que a formação dos docentes em Libras é de suma importância, pois quando a libras é usada na sala de aula para a comunicação do aluno surdo, proporcionam aulas mais interativas, facilitando a obtenção do conhecimento para o surdo. Trata-se, portanto de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se utilizou como instrumento uma revisão bibliográfica. Os resultados encontrados neste trabalho evidenciaram que a formação docente especializada é necessária também uma adaptação escolar que atenda às necessidades do aluno surdo. Dessa forma, possibilitando a criação de espaços inclusivos desses alunos nas instituições escolares.
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