Uma análise das políticas públicas para a educação no campo no contexto capitalista
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.21648Palavras-chave:
Educação do Campo, Políticas Públicas, Estado, CapitalismoResumo
O presente estudo objetivou analisar as políticas de educação no campo no contexto capitalista. Para tanto, parte do pressuposto que para compreensão das políticas públicas para a Educação do Campo, é necessário um olhar atento ao movimento histórico em que tais políticas emergiram. Neste sentido, é feito uma descrição e análise dos programas e projetos que compõem a política de Educação do Campo, no intuito de desvelar mediações e descortinar contradições que se manifestam na gestão e na implementação de tais políticas. Buscou-se conhecer ainda, as bases norteadoras dos programas, projetos, sem, contudo, perder de vista as chamadas questões de fundo, as quais denunciam as intenções das decisões tomadas, as escolhas feitas, os caminhos e as estratégias adotadas para implementação. Por fim, diante de tantos aspectos levantados, questiona-se a real existência de políticas públicas de educação do campo para a classe trabalhadora do campo. Conclui-se que do ponto de vista da legislação, dos documentos oficiais e das ações e programas implementados pelas diferentes instâncias governamentais (federal, estadual, municipal), existe uma política pública de Educação do Campo, mas, tendo em vista que essas políticas não refletem exatamente os anseios, reivindicações e necessidades apontadas pelos movimentos sociais do campo. não há uma política educacional do campo que realmente seja para a classe trabalhadora do campo, que realmente a beneficie.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Janete Maria Lins de .Educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.
ARAÚJO, Severina G. de. O PRONERA e os Movimentos Sociais: Protagonismo do MST. In Andrade et al (orgs) A Educação na Reforma Agrária em Perspectiva: Uma Avaliação de Educação na Reforma Agrária. Brasília: PRONERA, 2004.
BRASIL. Diretrizes operacionais para a educação básica do campo-Resolução CNE/CEB, nº 1. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
CARVALHO, M. C. A. Participação social no Brasil hoje. São Paulo: Instituto Pólis, 1997. (Pólis Papers, n. 2). Disponível em:<http://www.polis.org.br/obras/ arquivo_169.pdf>. Acesso em: 12jun. 2013.
DI PIERRO, Maria Clara. As Políticas Públicas de educação básica de jovens e adultos no Brasil no período de 1995-1999. Tese de Doutorado. Orientador Sérgio Haddad. São Paulo: PUC, 2000
GRZYBOWSKI, C. Cidadania Encurralada, Democracia Viva, nº 23 Agosto/setembro, 2004.
MEDEIROS ,Lucineide Barros. Parceria e dissenso na educação do campo: marcas e desafios na luta do MST.Tese de doutorado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 2010
MUNARIM, Antônio e LOCKS, Geraldo A. Educação do Campo: contexto e desafios desta política pública. Olhar de professor, Ponta Grossa, 15(1): 77-89, 2012. Disponível em http://www.uepg.br/olhardeprofessor Acesso em: 26/12/2013
REIS, Neila da Silva Sobre o PRONERA e Educação do Campo. XXI EPENN, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste Período: 10 a 13 de novembro de 2013. UFPE. Disponível em: http://www.epenn2013.com.br/Comunicacoes/GT05-Estado-e-Pol%C3%ADtica-Educacional- EXCEDENTES/GT05_SOBRE_O_PRONERA.pdf Acesso: 18/Nov/2013.
OLIVEIRA, Marcos Antonio. As bases filosóficas e epistemológicas de alguns projetos de Educação do campo: do pretendido marxismo à aproximação ao Ecletismo pós-moderno. 2008. 481 p. Doutorado em educação - Universidade Federal do Paraná, Curitiba-Pr.
XAVIER NETO, Lauro Pires. Projeto Histórico Socialista e a escola do MST: Possibilidade-Realidade frente ao Projeto Histórico Capitalista. Dissertação Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.