O transtorno do espectro do autismo na legislação educacional e nos projetos político-pedagógicos da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83085Palavras-chave:
Educação Especial, Práticas Pedagógicas, EnsinoResumo
Este estudo teve por objetivo analisar as pesquisas que abordam a legislação a respeito da educação de estudantes com o Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Básica e sua interlocução com o Projeto Político Pedagógico. Com abordagem qualitativa, do tipo revisão sistemática da literatura, a pesquisa analisou publicações voltadas à temática em questão. A busca identificou quatro pesquisas que atendiam aos critérios estabelecidos e evidenciou que nenhuma delas apresentavam aspectos relacionados especificamente aos estudantes com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nos PPPs, focando aspectos mais gerais acerca do público da Educação Especial como um todo. Constatou-se que, para que a escola se torne um ambiente inclusivo, com ações voltadas para a inserção e permanência de estudantes com o TEA, estas precisam estar referenciadas, principalmente, no Projeto Político Pedagógico da escola, a fim de fortalecer e nortear práticas pedagógicas que viabilizem a construção de uma escola realmente inclusiva. A partir dos resultados, consideramos que a pesquisa evidenciou que o direito à educação para todos não se limita somente a cumprir e aplicar o que está na lei, mas sim, buscar mecanismos igualitários e com equidade que visam o acesso e a permanência de educandos do atendimento educacional especializado. Consideramos a necessidade de novas pesquisas com o intuito de corroborar, refutar e/ou ampliar os dados aqui apresentados.
Downloads
Referências
AMARAL, Lígia Assumpção. Conhecendo a deficiência (em companhia de Hércules). São Paulo: Robe. 1995.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa. In: BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. ed. Porto: Porto Editora, 1994. p. 47-51.
BRASIL. Casa Civil. Dispõe sobre a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm . Acesso em: 20 março 2022.
BRASIL. Lei n.°13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 07 de julho de 2022.
CARNEIRO, R. U. C.; DALL’ACQUA, M. J. C.; CARAMORI, P. M. Os 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases e a Educação Especial: considerações e reflexões. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 190–206, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v. 13, n. 1, 2018.
CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
CUNHA, A. M. T.; BERGAMIN, A. C.; ARANTES-BRERO, D. R. B.; SILVA, R. V.; CUNHA, V. A. B. da; ZANATA, E. M. Importância do projeto político pedagógico para a inclusão escolar. Educação Em Foco, v. 26, n. 1, p. 1-14, 2021.
DSM-5. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
FREIBERGER, M. B.; SARDAGNA, H. V.. Implantação do AEE: Expectativas De Professores E Familiares No Contexto De Uma Escola Comunitária. Revista De Ensino, Educação E Ciências Humanas, v. 22, n. 4, p. 547-555, 2021.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -Inep. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados . Acesso em 10 de novembro de 2022.
KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. de P.; HOHENDORFF, J. V. Manual de Produção Científica. Porto Alegre-RS: Grupo A, 2014. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565848909/ . Acesso em: 10 nov. 2022.
BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso: 05 de novembro de 2022.
BRASIL. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília. 2010.
NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 5, dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.18222/eae153020042148. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2148. Acesso em: 20 nov. 2022.
ORRÚ, S. E. Autismo, linguagem e educação: Interação social no cotidiano escolar. Rio de Janeiro. Editora Wak. 3ª ed., 2012. 188 p.
PACHECO, J.; EGGERTSDÓTTIR, R.; MARINÓSSON, G. L. Caminhos para a inclusão: Um guia para o aprimoramento da equipe docente. Artmed, 2006.
QUEIROZ, J. G. B. de A.; GUERREIRO, E. M. B. R. Política Educacional e Pedagógica da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na Rede de Ensino Público de Manaus. Revista Brasileira De Educação Especial, v. 25, n. 2, p. 233-248, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/WPCq9MJGxq6zytWmH4Vgrvj/?lang=pt. Acesso em 16 de outubro de 2022.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96. Brasília, DF,1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf > Acesso em: 10 novembro de 2022.
SILVA, J. A. da; CARVALHO, M. E. de C.; CAIADO, R. V. R.; BARROS, I. B. R. As tecnologias digitais da informação e comunicação como mediadoras na alfabetização de pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática da literatura. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 45-64, 2020. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069. Acesso em 16 de outubro de 2022.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e projeto Político Pedagógico. 18 ed. São Paulo: Libertad. 2008.
VEIGA, I. P. da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.