Blog como estratégia didático metodológica no ensino da Dança

Autores

  • Elias Miguel da Silva Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica/IFSC
  • André Boccasius Siqueira Doutor em Educação; Professor e Pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22336

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A escola, sobretudo na educação infantil e na educação básica, é o espaço para que crianças e adolescentes possam descobrir e expressar suas aptidões para a dança, desde as populares ao ballet clássico. Portanto, há vários estilos de dança, algumas mais técnicas e outras populares e também as folclóricas, conforme as expressões de cada região. A expressão corporal tem uma dimensão abrangente, seus movimentos, ditos naturais, estão interligados entre o cotidiano e o aprimoramento de tais expressões. Objetivou-se refletir sobre a criação de um blog para facilitar o aprendizado das técnicas de algumas danças. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o modo como se pode socializar ao maior número de pessoas. Apresenta-se o modo como criar um blog. Acredita-se que a conexão à web consiga socializar os conteúdos disponibilizados no blog e avançar aos espaços físicos, sem a presença de um professor/instrutor. A plataforma da web, desse modo, promove a divulgação da dança a fim de instigar o aprendizado da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Iara Cerqueira Linhares de. Corporeografando ações em dança nos tempos de COVID-19. In: ALBUQUERQUE, Iara Cerqueira Linhares de e FERREIRA, Rousejanny. Catu, BA: Bordô-Grena, 2022.

BRASIL. Diretrizes Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 fev. 2024.

CARVALHO, Daiza Marina Borges. A utilização da música e da dança como recursos pedagógicos na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE. São Paulo, v.9, n.5, p-2533-2547, 2023. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/[173]-+A+UTILIZA%C3%87%C3%83O+DA+M%C3%9ASICA+E+DA+DAN%C3%87A+COMO+RECURSOS+PEDAG%C3%93GICOS+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O+INFANTIL.pdf Acesso em: 15 fev. 2024.

CONJUR, Revista Consultor Jurídico. 2017. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2017-jul-10/professor-danca-nao-formado-educacao-fisica. Acesso em: 14 fev. 2024.

CORNELL, Joseph. A Alegria de aprender com a natureza: atividades ao ar livre para todas as idades. [Tradução de Maria Emília de Oliveira]. São Paulo: Editora SENAC; São Paulo: Companhia Melhoramentos. 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa. 70º ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra. 2021a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia e Mudança. 46º ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra. 2021b.

LOUV, Richard. A Última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno de deficit de natureza. [Tradução de Alyne Azuma e Cláudia Belhassof]. São Paul.o: Aquariana, 2016.

MARINHO, Simão Pedro P. Blog na Educação & Manual Básico do Blogger. 3ª ed. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2007. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada04_cid2/material/2214260-Blog-na-educacao.pdf. Acesso em 13 ago. 2023.

MARQUES, Isabel A. Ensino da Dança Hoje: Textos e contextos. 6ª ed., 3ª reimp. São Paulo: Cortez, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MARQUES, Isabel A. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção InterAções).

PEREIRA, Simone Maria Stertz; SIQUEIRA, André Boccasius. Sensory trail as pedagogical action in early childhood education. In: Pathways to Knowledge: Exploring the Horizons of Education. Seven Editora, [S. l.], 2023. Disponível em: https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/article/view/2212. Acesso em: 14 fev. 2024.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do Chão: A Natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. 2º ed. Natal, RN: EDUFRN, 2018.

STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a Fábrica de Corpos: A dança na escola. Cadernos Cedes, v.21, n.53, 2001 p.69-83. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/jG6yTFZZPTB63fMDKbsmKKv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 ago. 2023.

TIRIBA, LÉA. EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO E ALEGRIA: EM BUSCA DE PEDAGOGIAS ECOLÓGICAS, POPULARES E LIBERTÁRIAS. RIO DE JANEIRO: PAZ & TERRA, 2022.

ZIMMER, JOSETE MARIA; PICONEZ, STELA CONCEIÇÃO BERTHOLO. COMO CRIAR UM BLOG NO BLOGSPOT. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, N.8, V.15, ED. ESP. 2016. DISPONÍVEL EM: HTTPS://CURSOSEXTENSAO.USP.BR/PLUGINFILE.PHP/96709/MOD_RESOURCE/CONTENT/1/TEXTO3-COMO-CRIAR-UM-BLOG-NO-BLOGSPOT.PDF. ACESSO EM: 13 AGO. 2023.

Downloads

Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.