A contribuição do atendimento educacional especializado em uma escola municipal, Codó, Maranhão, Brasil

Autores

  • Yara de Sousa Lima Psicóloga – UniFacid Wyden Licenciada em Formação Pedagógica – Instituto Federal do Maranhão
  • Elza Ribeiro dos Santos Neta Mestra em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço – UEMA. Docente do curso de Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22013

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A educação inclusiva é uma realidade no Brasil e o atendimento educacional especializado – AEE é necessário e importante no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. O objetivo desta pesquisa se configurou em analisar a contribuição do AEE no processo de ensino-aprendizagem na Escola Modelo Municipal Remy Archer do município de Codó-MA, destacando a importância da qualificação continuada destes professores e o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos para eliminar as barreiras no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritivo com abordagem qualitativa realizada na escola supracitada, através de entrevista semiestruturada aplicada a duas profissionais. Os resultados apontaram que existe AEE visando a educação inclusiva, porém não se sabe ao certo quantos alunos recebem esse suporte. Ambas as profissionais possuem formação acadêmica para trabalhar com alunos com deficiências educacionais, porém não ficou claro acerca da formação continuada ofertada pelo município. O desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos, buscando eliminar as barreiras no processo de ensino e aprendizagem é uma realidade nesta escola.

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Publicado

18.12.2023

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