A psicopedagogia e as tecnologias digitais na educação: uma análise de suas relações no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83227Palavras-chave:
Ferramentas tecnológicas, Práticas tecnológicas, EscolaResumo
A psicopedagogia apresenta forte viés interdisciplinar, visto que pode se relacionar com diversas áreas do conhecimento, bem como ambientes e situações. Pouco a pouco os avanços da tecnologia se instalaram em todos os setores, inclusive na educação, enquanto ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a pesquisa objetiva analisar a relação da psicopedagogia com a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa tem como metodologia a revisão bibliográfica alicerçada em Munhoz (2015), Souza (2016), Jerônimo (2016) entre outros. Como achados dessa pesquisa apresenta-se que as tecnologias estão presentes no cotidiano escolar e que associadas à psicopedagogia se torna um movimento importante para o processo de ensino e aprendizagem. O professor ao se valer dos conhecimentos psicopedagógicos no decorrer de suas aulas, juntamente com metodologias com o uso das tecnologias tem maior probabilidade de que seu aluno compreenda os conteúdos.
Downloads
Referências
AMÂNCIO, D. S. Reflexões sobre recursos tecnológicos no processo de
aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Paraíba, 2017. Disponível em:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15506/1/DSA19062017.pdf.
Acesso em: 07 nov. 2021
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. São Paulo:
Elsevier, 2010.
CRAIDY, C.; KAERCHER, G. E. Educação infantil: Pra que te quero? Porto alegre:
Artmed, 2007.
JERÔNIMO, S. P.́ Fundamentos da psicopedagogia. São Paulo, SP: Cengage, 2016.
MOYLES, J. Fundamentos da educação infantil: enfrentado desafios. Porto Alegre:
Artmed, 2010.
MUNHOZ, A. S. Tecnologias educacionais. São Paulo: Érica, 2015.
OKADA, A. Open educational resources and social networks. São Luís: Eduema.
SOUZA, M. V. Mídias Digitais, Globalização, Redes e Cidadania no Brasil. In: 2016.
TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. de. Educação fora da caixa: tendências internacionais
e perspectivas sobre a inovação na educação. v 4. São Paulo: Blucher, 2018.
UNESCO. Disponivel em: <www.unesco.org/new/pt/brasilia>. Acesso em: 31 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.