A psicopedagogia e as tecnologias digitais na educação: uma análise de suas relações no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Adna dos Santos Lemos Pedagoga, especialista em Orientação Educacional

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83227

Palavras-chave:

Ferramentas tecnológicas, Práticas tecnológicas, Escola

Resumo

A psicopedagogia apresenta forte viés interdisciplinar, visto que pode se relacionar com diversas áreas do conhecimento, bem como ambientes e situações. Pouco a pouco os avanços da tecnologia se instalaram em todos os setores, inclusive na educação, enquanto ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a pesquisa objetiva analisar a relação da psicopedagogia com a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa tem como metodologia a revisão bibliográfica alicerçada em Munhoz (2015), Souza (2016), Jerônimo (2016) entre outros. Como achados dessa pesquisa apresenta-se que as tecnologias estão presentes no cotidiano escolar e que associadas à psicopedagogia se torna um movimento importante para o processo de ensino e aprendizagem. O professor ao se valer dos conhecimentos psicopedagógicos no decorrer de suas aulas, juntamente com metodologias com o uso das tecnologias tem maior probabilidade de que seu aluno compreenda os conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMÂNCIO, D. S. Reflexões sobre recursos tecnológicos no processo de

aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Paraíba, 2017. Disponível em:

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15506/1/DSA19062017.pdf.

Acesso em: 07 nov. 2021

BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. São Paulo:

Elsevier, 2010.

CRAIDY, C.; KAERCHER, G. E. Educação infantil: Pra que te quero? Porto alegre:

Artmed, 2007.

JERÔNIMO, S. P.́ Fundamentos da psicopedagogia. São Paulo, SP: Cengage, 2016.

MOYLES, J. Fundamentos da educação infantil: enfrentado desafios. Porto Alegre:

Artmed, 2010.

MUNHOZ, A. S. Tecnologias educacionais. São Paulo: Érica, 2015.

OKADA, A. Open educational resources and social networks. São Luís: Eduema.

SOUZA, M. V. Mídias Digitais, Globalização, Redes e Cidadania no Brasil. In: 2016.

TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. de. Educação fora da caixa: tendências internacionais

e perspectivas sobre a inovação na educação. v 4. São Paulo: Blucher, 2018.

UNESCO. Disponivel em: <www.unesco.org/new/pt/brasilia>. Acesso em: 31 jul. 2022.

Downloads

Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro