A importância da formação continuada dos professores e a busca pela autonomia no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Adna dos Santos Lemos Pedagoga, especialista em Orientação Educacional, Conhecimentos pedagógicos e em Psicopedagogia Institucional e Clínica

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83092

Palavras-chave:

Legislação, Formação de professores, Mediação, Protagonismo

Resumo

O tema desse texto é a formação continuada de professores. A delimitação desse tema se apresenta na busca pela autonomia da aprendizagem, tanto do aluno quanto do próprio professor, pela formação continuada. Ao passo que a autonomia do aprender se estabelece, o professor se torna o mediador e o aluno o protagonista. Assim, o objetivo geral é analisar a formação continuada dos professores e a busca pela autonomia da aprendizagem. Para a realização da pesquisa a metodologia foi bibliográfica, pautada em Freire (1997), Nóvoa (1995), Imbernón (2009), também em documentos como LDB (1996), entre outros. A formação continuada precisa ser entendida como um processo ao longo da vida profissional, acompanhando as mudanças, visando alcançar a autonomia e não o atendimento ao mercado. Os achados apresentam que a formação continuada dos professores, assim como a autonomia no processo de ensino e aprendizagem favorece tanto ao professor quanto ao aluno.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro