A prática do uso de tecnologia na escola: Discussão sobre a implementação do centro municipal de ensino à distância (CEADI) em Anápolis\GO
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83463Resumo
Este estudo discute sobre o uso de tecnologias como prática pedagógica para a aprendizagem. Um modelo de ensino que está seguindo as novas tendências e o uso da tecnologia na educação, consolidando como uma opção para a educação. A proposta foi discutir essa temática enquanto implementação do centro municipal de ensino à distância (CEADI) em Anápolis\GO. O CEADI pode ser uma alternativa para superar as dificuldades dos alunos por meio do uso de tecnologias, mas é preciso que os professores sejam formados para isso e se haja aparatos para tal.
Downloads
Referências
BERNARDO, V. Educação a distância: fundamentos. Universidade Federal de São Paulo UNIFESP.
BRASIL. Lei nº 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da. Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996.
BRAGA, D.S, BRESCIA, A.T, DANTAS, D.M.P. Acesso e uso de aparelhos tecnológicos e internet no ensino superior de minas gerais. Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2571, 2021.
BRASIL. Decreto Nº 5.622, de 19 de Dezembro de 2005.
IMBERNÓN, Francisco, Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
GUIMARÃES, A. U., SILVA, P. V., BARROS, R. M. O., PACHECO, J. R.. (2022). As tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da educação básica. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112269.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8.ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
LEVY, P. Como eu uso a web social em minhas aulas na universidade. Revista Educação a Distância (RED), 18 (57). 2018.
LIBÂNEO, J.C.. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo; Loyola,1990.
LITTO, F. M. O atual cenário internacional da EAD. In: LITTO, Fredrich Michel; formiga, Manuel Carlos (orgs.). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p.114-120.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Centro Municipal de Ensino à Distância professora Marisa Gonçalves Pereira – CEADI, Anápolis - GO. Conselho escolar da instituição: Regimento escolar, ano 2022, n. 1, p. 40, 15 abr. 2022.
NASCIMENTO, J. de L.; SANTOS, G. G.; PEREIRA, E. A. de O.. Ensino remoto: educação básica é resistência. In: encontro de pesquisa educacional do Nordeste reunião científica da ANPED, 8., 2020. Pernambuco: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2020.
NASCIMENTO, M. V. S., COUTINHO, J. G. D. A importância da sala de recursos no processo de aprendizagem de alunos com deficiência mental: The importance of the recruiting room in the learning process of mentally handicapped students. Studies in multidisciplinary review, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/smr/article/view/252/272. Acesso no dia 10 de dezembro de 2022
OLIVEIRA, M. A. et al. A educação a distância. 2018.
SANTOS, C. M.; SOUZA A., G.; CARVALHO C., A.. A educação a distância no brasil e o panorama da engenharia de produção. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 8, n. 14, p. 86-106, 2020.
VALENTE, J. A. As tecnologias e a verdadeira inovação. Pátio – Ensino Fundamental, Porto Alegre, v. 14, p 6-9, 2013.
VIEIRA, R. S. O papel das tecnologias da informática e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso – BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10, p. 66-72.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.