Formar para as relações étnico-raciais: as ações do programa de incentivo à licenciatura

Autores

  • Ana Cristina Silva Daxenberger Doutora em Educação Escolar pela UNESP, Professora Associada III da UFPB
  • Pedro Henrique Felix da Silva Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB. Ex-bolsista do Prolicen/UFPB
  • Thamisis Maia de Medeiros Bezerra Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFPB. Ex-bolsista do Prolicen/UFPB
  • Raiane dos Santos Silva Licencianda em Ciência Biológicas pela UFPB. Membro do Prolicen/UFPB
  • Jessiane Bezerra Gomes Licencianda em Ciência Biológicas pela UFPB. Ex-Membro do Prolicen/UFPB e Membro do Residência Pedagógia/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20897

Palavras-chave:

Ensino, Educação

Resumo

Educar para as relações étnico-raciais tem sido essencial para o enfrentamento à discriminação, ao preconceito e ao racismo, e está previsto nas leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008. Considerando o que se espera em preceitos legais, o presente artigo tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no Programa de Incentivo à Licenciatura (Prolicen), desenvolvido no curso de Ciência Biológicas, no Campus de Areia, da Universidade Federal da Paraíba, durante o ano de 2022. As ações desenvolvidas, além dos estudos teóricos e debates, foram práticas educativas em duas escolas públicas, sendo uma de 9º ano e 1º ano de ensino médio, com 8 encontros junto aos educandos da educação básica. Podemos afirmar que a experiência no Prolicen, pelos graduandos possibilitou reflexões e a construção de práticas antirracistas em espaços educativos distintos, fomentando discussões sobre a identidade afro-brasileira e indígena, além de possibilitar a compreensão sobre a responsabilidade profissional e política dos envolvidos no combate ao racismo, a valorização da cultura afro-indígena brasileira e no fomento a práticas exitosas na perspectiva decolonial do currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei n° 9.396, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN). Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 22 de maio 2022.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasilia: Mec. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 11 de abril de 2023.

BRASIL. Resolução 1º do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes para o Ensino da História da África e suas contribuições a cultura brasileira. Brasilia: CNE, 2003.

BRASIL. Lei n° 10.630, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n° 9.394. Casa Civil. Casa Civil: Brasília, 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/110.639.htm>. Acesso em: 23 maio 2022.

DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de. SILVA, Magna Lúcia da (Organizadores). Educação E Etnicidade: Diálogos Interdisciplinares - João Pessoa: Editora da UFPB, 2017. 197 p.: il. Acessado em: 20/05/2022. Disponível em: <http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/download/114/9/362-1?inline=>.

DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, COSTA, Renata Savana Dias da. Um olhar avaliativo sobre a implementação das Leis 10.639 e 11.645 em escolas da rede pública municipal na cidade de Remígio/PB. In DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes. A diversidade como princípio dos estudos étnico-raciais. João Pessoa: Ed. Tempo, 2015, 179 p.

FERREIRA, Michele Guerreiro, SILVA, Jassen Felipe. Currículo e educação das relações étnico-raciais: elementos para a construção de práxis curriculares antirracistas, in RODRIGUES, Ana Claudia da Silva, ALBINO, Ângela Cristina Alvez, SÜSSEKIND, Maria Luiza. Democracia, Educação e Políticas curriculares nas pesquisas com currículo. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. p. 79-99.

FEFERMANN, Marisa et. all. Interface do genocídio no Brasil: raça, gênero e classe. São Paulo: Instituto de Saúde. 2018, 496 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia Do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: < http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf>. Acessado em: 05 maio 2022

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho Dágua, 2001, 120 p.

GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019, p. 473.

MUNANGA, K. (1990). Negritude Afro-Brasileira: Perspectivas E Dificuldades. Revista De Antropologia, 33, 109-117. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1990.111217>. Acessado em: 03 jun. 2022

MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos E Sentidos/ Kabengele Munanga. - 3. ed. - 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. - (coleção Cultura Negra e Identidade)

NUNES, Cicera. A importância da formação docente para o trabalho com a diversidade étnico-racial. In DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes. A diversidade como princípio dos estudos étnico-raciais. João Pessoa: Ed. Tempo, 2015, 179 p.

SANTOS, S. Boaventura. Pela Mão de Alice. São Paulo: Cortez Editora, 1995

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil de 1870-1930. São Paulo: Companhia da letras, 1993.

SCHWARCZ, Lilia Moritz, “As teorias raciais, uma construção histórica de finais do século XIX. O contexto brasileiro”. In Raça e Diversidade, Op. Cit. nota 32, p. 174.

SILVA, Leonardo Sousa da, CHAGAS, Waldeci Ferreira. Práticas pedagógicas e relações étnico-raciais para o fortalecimento da identidade negra na escola Anna Elisa Sobreira. In DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes. A diversidade como princípio dos estudos étnico-raciais. João Pessoa: Ed. Tempo, 2015, 179 p.

SKIDMORE, T. E. Preto no Branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. São Paulo: Companhia das letras, 2012.

UFPB. Edital do Prolicen. João Pessoa: Pró-reitoria de Graduação, 2022.

Downloads

Publicado

31.05.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.