Os desafios do coordenador pedagógico mediante atuação da família

Autores

  • Maria de Lourdes Sousa Bióloga, pós graduanda em gestão escolar e coordenação pedagógica, cursando Licenciatura em Pedagogia. Professora contratada rede municipal de Amontada – CE.

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20725

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a reflexão sobre a participação ativa da família, no processo de ensino aprendizagem dos alunos, junto com a escola, haja vista que as primeiras interações desses sujeitos ocorrem no seio familiar, porém, embora estes sejam sabedores de sua função quanto ao papel  de  acompanhar o desenvolvimento educacional dos mesmos que estão em plena formação, ressignificando positivamente a maneira de como esses indivíduos podem participar ativamente da sociedade, como de fato dever ser. A escola procura despertar através de práticas inovadoras, favorecendo no ambiente escolar atrativos, buscando ações  educativas diferenciadas com a finalidade de obter êxito nas atividades propostas. A pesquisa parte de uma pesquisa qualitativa tendo como base bibliográfica a partir dos principais autores: Lück (2009); Colares et al. (2009); Franco, Campo  (2006)  entre outros. A pesquisa falará sobre o processo de interação família-escola, a partir do reflexo da participação familiar no processo de ensino aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLARES, M. L. et al. Enfrentando os desafios cotidiano em escolas públicas. Curitiba: Editora: CRV, 2009.

FRANCO, M. A. S.; CAMPOS, E. F. E. (org.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: Processos e práticas. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2016.

LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positiva, 2009.

LIMA, Francisco Anacleto de; MATIAS, Evandro C. Atuação do Gestor Escolar diante o processo da Evasão Escolar: análise da realidade local. In: MENDONÇA, João Paulo Santos Neves; SILVA, Maria Aparecida Monteiro da (Organizadores). Perspectivas e realidades da educação. Campo Grande: Editora Inovar, 2023. (21 – 40p).

Downloads

Publicado

29.05.2023

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.