Os desafios do coordenador pedagógico mediante atuação da família
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20725Palavras-chave:
Ensino, Educação, PedagogiaResumo
O presente artigo tem como objetivo a reflexão sobre a participação ativa da família, no processo de ensino aprendizagem dos alunos, junto com a escola, haja vista que as primeiras interações desses sujeitos ocorrem no seio familiar, porém, embora estes sejam sabedores de sua função quanto ao papel de acompanhar o desenvolvimento educacional dos mesmos que estão em plena formação, ressignificando positivamente a maneira de como esses indivíduos podem participar ativamente da sociedade, como de fato dever ser. A escola procura despertar através de práticas inovadoras, favorecendo no ambiente escolar atrativos, buscando ações educativas diferenciadas com a finalidade de obter êxito nas atividades propostas. A pesquisa parte de uma pesquisa qualitativa tendo como base bibliográfica a partir dos principais autores: Lück (2009); Colares et al. (2009); Franco, Campo (2006) entre outros. A pesquisa falará sobre o processo de interação família-escola, a partir do reflexo da participação familiar no processo de ensino aprendizagem
Downloads
Referências
COLARES, M. L. et al. Enfrentando os desafios cotidiano em escolas públicas. Curitiba: Editora: CRV, 2009.
FRANCO, M. A. S.; CAMPOS, E. F. E. (org.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: Processos e práticas. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2016.
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positiva, 2009.
LIMA, Francisco Anacleto de; MATIAS, Evandro C. Atuação do Gestor Escolar diante o processo da Evasão Escolar: análise da realidade local. In: MENDONÇA, João Paulo Santos Neves; SILVA, Maria Aparecida Monteiro da (Organizadores). Perspectivas e realidades da educação. Campo Grande: Editora Inovar, 2023. (21 – 40p).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.