Gestão Escolar: reflexões e possibilidades frente aos desafios da aprendizagem

Autores

  • Francisco Anacleto Lima Pedagogo e Matemático, mestre em Ciências da Educação e doutorando em Ciências da Educação pela Ivy Enber Christian University. Professor e orientador de especialização e Professor efetivo de Matemática na rede municipal de Itapipoca-CE

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.2072

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

O primeiro capítulo traz com foco o papel do coordenador pedagógico na articulação da formação continuada do professor. Os autores analisam a ação do coordenador na busca investigava do contexto educacional. Assim, em uma reflexão de conjuntura na produção do artigo, eles refletem junto sobre as práticas que subsidiem os professores com estratégias educacionais, para a melhoria do aprendizado dos discentes. No segundo capítulo os autores veem destacar que a presença do coordenador pedagógico, torna-se indispensável para o desenvolvimento escolar, pois cabe a ele a função de mediador no processo de aprendizagem, facilitando a prática docente. A pesquisa feita para essa montagem vem destacar a partir do estabelecimento das diferenças entre o acompanhamento presencial e remoto com os professores, diante dos pontos positivos de fazer esse acompanhamento pedagógico remoto. O capitulo três reflete a ação pedagógica do Gestor Escolar junto aos meios tecnológicos no dia a dia escolar. Os escritos trazem a discursões sobre o conceito de meios tecnológicos no dia a partir da reflexão sobre a tecnologia da informação e da educação dentro da escola focando no cotidiano da sociedade. No quarto capítulo, o texto aborda o papel do coordenador escolar frente a pandemia, sua atuação diante dos desafios nas aulas remotas. Assim, o texto buscar trazer as contribuições do coordenador pedagógico como mediador na construção de uma escola comprometida com resultados positivos, demonstrando assim, a importância da troca de experiências entre os professores e coordenador. Já no capítulo seguinte, a reflexão vem recorrente sobre a participação ativa da família, no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Mesmo sabedores que a função é de acompanhar o desenvolvimento educacional deles que estão em plena formação é da família, a escola procura despertar através de práticas inovadoras, favorecendo no ambiente escolar atrativos, buscando ações educativas diferenciadas com a finalidade de obter êxito nas atividades propostas. O sexto capítulo, traz um olhar crítico com referências as práticas e vivências dentro do modelo de educação voltada a prática da Educação Indígena. Assim, o texto tratará sobre as concepções da Educação escolar indígena, dentro do cenário curricular do próprio cenário. Nesse contexto, os autores fazem uma análise dessas concepções com vivência e prática na reafirmação de seus saberes, dentro do processo de construção de uma educação igualitária. Para uma reflexão final, apresentaremos no último capítulo uma análise mais a típica da atuação da Gestão Escolar junto aos Índices Educacionais, artigo é desenvolvido numa pesquisa de campo feita em uma escola da Cidade de Itapipoca – CE. Assim, os estudos traçam um perfil socioeconômico dos alunos e da comunidade onde a escola está inserida, afim de analisar os dados obtidos e demonstrar a efetivação na aprendizagem da participação ativa, fundamentada e com intervenções discutidas em grupo, tornando o aluno protagonista de sua aprendizagem faz com que o processo de ensino-aprendizagem tenha resultados exitosos. A partir da construção solidificada dos textos, o leitor é convidado para uma reflexão mais aglutinada para conseguir desenvolver um senso crítico do que se traz como conteúdo dentro das ideias postada nessa publicação. Assim, o leitor tem a condição de construir argumentos que identifique todos o processo de construção do papel do coordenador até a formatação da sua função diária.

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Referências

As referências dessa obra estão em seus respectivos capítulos.

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Publicado

29.05.2023