Preparação Pedagógica: concepções para a prática educativa no Ensino Superior

Autores

  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Docente no Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2453-4691
  • Milena Nunes Alves de Sousa Docente da UNIFIP, Patos, Paraíba, Brasil e da Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP), Cajazeiras, Paraíba https://orcid.org/0000-0001-8327-9147
  • André Luiz Dantas Bezerra Docente Titular nos Cursos de Enfermagem, Psicologia e Odontologia na Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP), Cajazeiras-PB. Professor e Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade São Francisco do Ceará (FASC), Iguatu-CE https://orcid.org/0000-0002-0547-5772

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.8315

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

A obra “Preparação Pedagógica: concepções para a prática educativa no Ensino Superior” tem a intenção de confrontar o público para fazê-lo questionar-se, para predispor a aprendizagem, estimular a pesquisa e os processos criativos, assim como para fazer com que, você leitor, tenha uma visão mais crítica sobre a razão de ser dos fenômenos, implicando-o com a construção de uma nova realidade. Este livro que você tem em mãos trata-se de uma oportunidade de escutar educadores de madura militância na seara da educação, consagrados em âmbito nacional, ao mesmo tempo que lhe possibilitará conhecer outros educadores pela profundidade das suas consistentes reflexões; ambos, lançam-se à complexidade da vida, na sua maior amplitude de significados, numa perspectiva sócio-histórica para aceder um nível de conhecimento libertador-inovador da concepção de educação enquanto bem social. Integração que nos aproxima do aguardado momento em que se tornará muito claro para os atores sociais da educação que a consciência criativa e crítica os manterá em posições variáveis, de quem ora ensina, ora aprende, ora pensa e planeja, ora executa, num processo de fortalecimento da democracia do cotidiano do trabalho em educação. Os estudos que resultaram nesta obra discorrem acerca da teoria proponente de mudanças de Paulo Freire (1960); de diretrizes como da indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão - da relação mútua de aprendizagem entre a universidade e a sociedade; de estratégias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem-avaliação (ativos); da pedagogia crítica fundadas na capacidade de ‘aprender fazendo’; da formação continuada de educadores do Ensino Superior; do papel da ciência e da tecnologia enquanto singularidades culturais da educação contemporânea;  ademais, adentra nas discussões sobre as tendências e desafios do Ensino Superior - complexidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, trabalho em equipe interprofissional e a relação docente-discente no tocante aos aspectos subjetivos da relação de ensino-aprendizagem. Na memória, leitor, ficarão as frases que marcam esta obra sobre as possibilidades de transformarmos os processos formativos e o trabalho em educação para a concretização de práticas mais significativas, humanizadas e resolutivas.

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Publicado

06.04.2023

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