A filosofia educacional de Paulo Freire: uma análise a partir das contribuições das obras Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83151Palavras-chave:
Ensino, Educação, PedagogiaResumo
Este estudo busca discutir, por meio da pesquisa bibliográfica, a importância e a afinidade dos livros “Pedagogia da Autonomia” e “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, direcionados as práticas educacionais na escola regular, perante a existência da experiência docente dos autores de obras literárias paralelas ao respectivo tema e do trabalho em questão. O estudo ressalta que para Paulo Freire educar requer paciência, calma e trabalho, e o seu método ultrapassa gerações, mantendo um padrão educacional estável e servindo de referência para educadores de diferentes ciclos sociais e níveis educacionais. Assim, os escritos de Paulo Freire colaboram para que muitos profissionais da educação possam ressignificar suas práticas didático-pedagógicas, melhorando as relações entre estudantes, professores e escolas. O autor ainda defende a necessidade de reformular a geografia da prática educativa, colocando a escola em um dos espaços educativos possíveis. A obra de Freire continua relevante, apesar de já se passarem anos da primeira edição de suas obras, sendo um resultado interdisciplinar, decorrente de uma combinação de teoria e prática.
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