A filosofia educacional de Paulo Freire: uma análise a partir das contribuições das obras Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia

Autores

  • Amanda Martins dos Santos Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da UFCG, Patos, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6948-9391
  • Áthila Henrique Cipriano Costa Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0001-5530-0885
  • Yanca Góes dos Santos Soares Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0002-8343-3316
  • Edilene Araújo dos Santos Professora dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras, Educação Física e Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário de Patos (UNIFIP). Coordenadora da CPA Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da referida instituição https://orcid.org/0009-0009-5310-363X

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83151

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

Este estudo busca discutir, por meio da pesquisa bibliográfica, a importância e a afinidade dos livros “Pedagogia da Autonomia” e “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, direcionados as práticas educacionais na escola regular, perante a existência da experiência docente dos autores de obras literárias paralelas ao respectivo tema e do trabalho em questão. O estudo ressalta que para Paulo Freire educar requer paciência, calma e trabalho, e o seu método ultrapassa gerações, mantendo um padrão educacional estável e servindo de referência para educadores de diferentes ciclos sociais e níveis educacionais. Assim, os escritos de Paulo Freire colaboram para que muitos profissionais da educação possam ressignificar suas práticas didático-pedagógicas, melhorando as relações entre estudantes, professores e escolas. O autor ainda defende a necessidade de reformular a geografia da prática educativa, colocando a escola em um dos espaços educativos possíveis. A obra de Freire continua relevante, apesar de já se passarem anos da primeira edição de suas obras, sendo um resultado interdisciplinar, decorrente de uma combinação de teoria e prática.

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Publicado

06.04.2023

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