Intervenção pedagógica no ensino da administração pública: impactos e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22332Palavras-chave:
EducaçãoResumo
Neste estudo, investigamos os efeitos do ensino de Administração Pública na disciplina Métodos e Técnicas Administrativas, visando aprimorar a formação profissional de futuros Técnicos em Administração. A metodologia de pesquisa-ação demonstrou ser fundamental para uma educação dinâmica e contextualizada. A pesquisa adotou uma abordagem de intervenção pedagógica em colégio estadual do interior da Bahia, utilizando métodos como o Mentimeter e Kahoot para engajar os alunos. Os resultados revelaram uma compreensão aprofundada dos princípios da Administração Pública pelos estudantes, promovendo uma visão crítica sobre a gestão pública em comparação com setores privados e do terceiro setor. Além disso, a pesquisa destacou o impacto positivo na percepção dos alunos sobre o setor público como uma carreira promissora. Os resultados também sugerem a continuidade e ampliação do estudo, propondo a exploração de abordagens didáticas adicionais, como estudos de caso e simulações. Dessa forma, este estudo não apenas contribui para a melhoria do ensino, mas também ressalta a importância de formar profissionais conscientes e preparados para os desafios da administração pública.
Downloads
Referências
BAHIA. Secretaria da Educação. Conselho Estadual de Educação (CEE). Resolução CEE Nº 289, de 12 de dezembro de 2022. Atualiza normas complementares para implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Sistema Estadual de Ensino da Bahia e dá outras providências. 2022. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/Resolucao_CEE_n_289_2022_Revoga_a_Resolucao_CEE_n_172_2017.pdf. Acesso em 28 dez. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4ª edição, 2023. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf. Acesso em: 19 dez. 2023.
DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 29 dez. 2023.
ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar em Revista, n. 16, p. 181-191. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/dDzfLYyDpPZ3kM9xNSqG3cw/?lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2023.
GAETANI, Francisco. O ensino de administração pública no Brasil em um momento de inflexão. Revista do Serviço Público, v. 50, n. 4, p. 92-120, 1999. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/358. Acesso em: 29 dez. 2023.
KRAFTA, Lina; FREITAS, Henrique; MARTENS, Cristina Dai Pra.; ANDRES, Rafael. O método da pesquisa-ação: um estudo em uma empresa de coleta e análise de dados. Revista Quanti & Quali. 2007. Disponível em: https://posgraduacao.faccat.br/moodle/pluginfile.php/1725/mod_resource/content/0/09pesquisa_acao_2009_1.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU. 1986.
OLIVEIRA, Mateus Souza de; SILVA, Maria Deusa Ferreira da. A formação com tecnologia digital: potencializando a aprendizagem geométrica. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 45, p. 183–200, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8330064. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2063. Acesso em: 7 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.