A visão dos estudantes do ensino médio integrado acerca do orçamento público do IFS/Campus Estância
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22643Resumo
O orçamento público é um importante mecanismo de planejamento da Administração Pública, por meio dele as políticas públicas são executadas mediante à prestação de serviços públicos a sociedade. O presente estudo objetiva explanar sobre a visão dos estudantes quanto à gestão do orçamento público da Instituição da qual eles são partícipes, tomando a gestão democrática como modelo ideal que favorece essa participação dos estudantes e de todos os segmentos da escola na gestão escolar. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa descritiva realizada por meio da aplicação de questionários, online elaborados no Google Forms, aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado, objetivando conhecer o conhecimento deles sobre o orçamento público e quais os mecanismos utilizados pela gestão do IFS/Campus Estância para divulgação e sensibilização desses educandos a participação no processo de gestão dos recursos orçamentários da Instituição. Percebeu-se que: o conhecimento sobre o tema apresenta-se mitigado, na medida em que, a maioria dos estudantes declara saber o que é orçamento público, porém não sabem a origem dos recursos orçamentários que são utilizados no Campus; existem poucos e ineficazes instrumentos de divulgação das informações sobre o orçamento a comunidade estudantil; pouca adesão dos estudantes às ações e eventos sobre o tema. Em suma, existe a necessidade de sensibilização da comunidade estudantil quanto ao orçamento público do Campus como forma de fomento a participação nas discussões e tomadas de decisões da escola.
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Referências
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