A visão dos estudantes do ensino médio integrado acerca do orçamento público do IFS/Campus Estância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22643

Resumo

O orçamento público é um importante mecanismo de planejamento da Administração Pública, por meio dele as políticas públicas são executadas mediante à prestação de serviços públicos a sociedade. O presente estudo objetiva explanar sobre a visão dos estudantes quanto à gestão do orçamento público da Instituição da qual eles são partícipes, tomando a gestão democrática como modelo ideal que favorece essa participação dos estudantes e de todos os segmentos da escola na gestão escolar. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa descritiva realizada por meio da aplicação de questionários, online elaborados no Google Forms, aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado, objetivando conhecer o conhecimento deles sobre o orçamento público e quais os mecanismos utilizados pela gestão do IFS/Campus Estância para divulgação e sensibilização desses educandos a participação no processo de gestão dos recursos orçamentários da Instituição. Percebeu-se que: o conhecimento sobre o tema apresenta-se mitigado, na medida em que, a maioria dos estudantes declara saber o que é orçamento público, porém não sabem a origem dos recursos orçamentários que são utilizados no Campus; existem poucos e ineficazes instrumentos de divulgação das informações sobre o orçamento a comunidade estudantil;  pouca adesão dos estudantes  às ações e eventos sobre o tema. Em suma, existe a necessidade de sensibilização da comunidade estudantil quanto ao orçamento público do Campus como forma de fomento a participação nas discussões e tomadas de decisões da escola.

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Biografia do Autor

Daniela Santana Santos, Instituto Federal de Sergipe

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (2014), especialista em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP) e Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Sergipe (2023). Atualmente é servidora técnico - administrativa do Instituto Federal de Sergipe (IFS), exerce as funções de Coordenadora de Protocolo e Arquivo e Coordenadora de Administração no Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Estância. Possui experiência nas áreas de Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia e Gestão Documental.

Sônia Pinto de Albuquerque Melo, Instituto Federal de Sergipe

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (2003), Mestre e Doutora em Educação também pela Universidade Federal de Sergipe (2009 e 2015, respectivamente). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), com lotação no Campus Estância, professora permanente do quadro docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), líder do Grupo de Pesquisa em Estudos de texto, leitura e linguagem (GETELL). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional; Estudos da linguagem e ensino; Formação de leitores; História da Leitura; Educação Feminina.

Referências

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Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro