Espiritualidade Tabajara: o Toré como abordagem integrativa cultural e de valorização da qualidade de vida
Palavras-chave:
SociologiaResumo
O Toré representa uma das mais significantes expressões da cultura indígena nordestina, constituindo-se em um ritual dançante que envolve espiritualidade, celebração da vida e da natureza, além de também conclamar pela efetivação da garantia da soberania de um povo. Busca-se através do estudo refletir sobre a dança do Toré como abordagem integrativa na preservação da cultura e qualidade de vida do povo indígena Tabajara. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com ênfase na complexidade do rito, do seu significado biopsicossocial, cultural e espiritual. O estudo permite verificar que o Toré proporciona aos membros da tribo não somente a externalização da espiritualidade, mas, sobretudo transcende as formas convencionais de religiosidade permeando todas as dimensões da vida indígena, incluindo o lúdico, sua relação com a natureza, antepassados e comunidades. A prática integrativa através da dança possibilita a aquisição dos elementos imbuídos na cultura, alegria e coesão. O ritual desempenha um papel fundamental na transmissão de tradições, lendas, mitos e histórias de geração em geração mantendo acesa a chama da ancestralidade e da cultura desse povo, promovendo qualidade de vida.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2006.
ELIADE, Micea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1986.
FARIAS Eliane; BARCELLOS, Lusival. Memória Tabajara: manifestação da fé e identidade étnica. 2. Ed. João Pessoa: Ufpb, 2015.
TILLICH, Paul. Dynamics of Faith. New York: Harper, 1957.
VILHENA, Maria Angela. Ritos: expressões e propriedade. São Paulo: Paulinas, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.