Sociologia do corpo
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83094Palavras-chave:
Colonialidade, Racismo, EducaçãoResumo
O objetivo desta pesquisa é conhecer como acontecem os processos necropolíticos na educação que se volta para a colonialidade do corpo. A ideia central desta pesquisa é refletir sobre a sociologia do corpo (negro, periférico, em situação de subalternidades) e seus processos necropolíticos. Para tanto, buscamos para nosso dialogo da pesquisa bibliográfica os escritos Achille Mbembe (2018), David Le Breton (2007), entre outros. Para tanto, buscamos responder a seguinte questão: Como os corpos negros são concebidos e como a sociologia contribui com essa concepção? Desta forma, conclui-se que a escola é um espaço de interação e de configuração desses corpos, de modo que as ciências sociais se tornam uma ferramenta indispensável na construção de conceitos, categorias e outras epistemologias sobre o corpo e suas diferenças de (cor, etnia, sexualidade, classe, origem, geração e gênero), diante de quem dita o direito de viver e morrer.
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