Sociedade e juventude: um estudo bibliográfico sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na educação e no trabalho

Autores

  • Valdirene Hessler Bredow Instituto Federal Sul Rio-grandense de Educação e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21956

Palavras-chave:

Escola, Emprego, Coronavírus, Jovens, Sociabilidade

Resumo

O novo Coronavírus, cientificamente conhecido como SARS-CoV-2, trouxe uma das maiores pandemias da história mundial, e, pela inexistência de uma vacina que impedisse o contágio e as grandes complicações na saúde humana, medidas de isolamento social foram adotadas, ocasionando o fechamento de serviços considerados como não essenciais. Neste contexto, um dos grupos mais atingidas pelo isolamento e ações remotas foram os jovens, que tiveram a educação, vida social e trabalho influenciados. Por estas perspectivas, o presente artigo tem por objetivo apresentar os problemas ligados à educação, sociabilidade e trabalho que impactaram a juventude brasileira. Metodologicamente, o artigo está estruturado pelo método bibliográfico de pesquisa e foi elaborado com base em referencial teórico científico. Destaca-se no trabalho que, particularmente, os jovens têm sofrido as consequências da pandemia nas relações sociais, familiares e afetivas, bem como no ambiente educacional e em questões ligadas ao trabalho e emprego. Percebeu-se assim, que os impactos da pandemia de Covid-19 estão presentes nos diversos âmbitos em que esses sujeitos se encontram, seja nas relações interpessoais que estabelecem (família, amigos ou relacionamentos afetivos), na escolaridade, sociabilidade, saúde e trabalho e renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. 1. ed. Rio de Janeiro, 2001.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Diário Oficial da União, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRÊTAS, José Roberto da Silva et al. Aspectos da sexualidade na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 3221-3228, 2011.

BRITTO, Rovilson Robbi. Cibercultura: sob o olhar dos estudos culturais. São Paulo: Paulinas, 2009.

CESAR, Fátima Flórido. Morte e vida na adolescência: da dor e da delícia de ser jovem. DESIDADES: Revista Electrónica de Divulgación Científica de la Infancia y la Juventud, n. 22, p. 11-22, 2019.

COELHO, Ana Paula Santos et al. Saúde mental e qualidade do sono entre estudantes universitários em tempos de pandemia da COVID-19: experiência de um programa de assistência estudantil. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e943998074-e943998074, 2020.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas, 2008.

ISER, Betine Pinto Moehlecke et al. Definição de caso suspeito da COVID-19: uma revisão narrativa dos sinais e sintomas mais frequentes entre os casos confirmados. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, 2020.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.

LEMOS, Pedro; ALMEIDA-FILHO, Naomar; FIRMO, Josélia. COVID-19, desastre do sistema de saúde no presente e tragédia da economia em um futuro bem próximo. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.36557/2674-8169.2020v2n4p39-50. Acesso em: 16 nov. 2021.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, v. 39, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em Tempos de Pandemia no Brasil: Saberesfazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 215-224, 2020.

NASCIMENTO, Elaine Ferreira do et al. Juventude universitária e o isolamento social na pandemia COVID-19: Emprego, Sociabilidade e Família. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, p. e17191210995-e17191210995, 2020.

NATARELLI, Taison Regis Penariol et al. O impacto da homofobia na saúde do adolescente. Escola Anna Nery, v. 19, p. 664-670, 2015.

OECD. OECD Economic Outlook. Issue 1: Preliminary version, n.107, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1787/0d1d1e2e-en. Acesso em: 16 set. 2021.

OECD. Publishing: Paris, 2020a. Disponível em: https://doi.org/10.1787/0d1d1e2e-en. Acesso em: 16 set. 2021.

OECD. Youth and COVID-19. Response, recovery and resilience. 15 june. 2020b. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/view/?ref=134_134356-ud5kox3g26&title=Youth-and-COVID-19-Response-Recovery-and-Resilience&_ga=2.81984853.2131139532.1632332929-900710709.1632332929. Acesso em: 08 out. 2021.

OIT. ILO Monitor: COVID-19 and the world of work. Fourth edition. Updated estimates and analysis. 27 may. 2020a. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/documents/briefingnote/wcms_745963.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.

OIT. ILO Monitor: mais de um em cada seis jovens estão sem trabalho devido à COVID-19. OIT Lisboa. 27 mai. 2020b. Disponível em: https://www.ilo.org/lisbon/sala-de-imprensa/WCMS_746020/lang--pt/index.htm. Acesso em: 06 out. 2021.

OIT. Trabalhadores jovens serão duramente atingidos pelas consequências econômicas da COVID-19. OIT Brasília. 16 abr. 2020c. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_741875/lang--pt/index.htm. Acesso em: 06 nov. 2021.

OLIVEIRA, Luzia Carmen de. Saúde mental nos tempos de pandemia: Uma releitura dos afetos e da Pulsão de morte em Freud. Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, v. 9, n. 1, p. 18-34, 2020.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 06 dez. 2021.

RIBEIRO, Eliane Gusmão et al. Saúde mental na perspectiva do enfrentamento à COVID-19: manejo das consequências relacionadas ao isolamento social. Revista Enfermagem e Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 47-57, 2020.

ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. WWF Martins Fontes, 2017.

SANTOS, Edméa. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, online, 2020.

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SILVA, Rosemary Francisca Neves. Educação e juventude em tempo de pandemia. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 30, n. 2, p. 175-177, 2021.

TEIXEIRA, Patrícia Espíndola de Lima; FERNANDES, Rafael Martins. Juventude e contemporaneidade: experiência humana, comunitária e pastoral. Teocomunicação, v. 50, n. 1, 2020.

UNESCO. Cultivar o bem-estar social e emocional de crianças e jovens durante as crises. UNESCO – COVID-19. Resposta educacional: Nota Informativa – Setor de Educação. Nota Informativa n° 1.2, 2020.

VALASQUES, Daiane; SANTOS, Hugo. Impactos do COVID-19: as visões e experiências de crianças e jovens portugueses em situação de acolhimento residencial. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 58-80, 2020.

ZAN, Dirce; KRAWCZYK, Nora. Educação e Juventude sob Fortes Ameaças [online]. 2020. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/educacao-e-juventude-sob-fortes-ameacas-colaboracao-de-texto-por-dirce-zan-unicamp-gt-03-nora. Acesso em: 06 dez. 2021.

Downloads

Publicado

18.12.2023