A revitalização do centro histórico da cidade de João Pessoa: as Famílias Ribeirinhas do Porto do Capim, Centro Histórico de João Pessoa, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.21026Resumo
As Revitalizações dos centros Históricos da cidade de João Pessoa, Projeto na área tradicional, se deparam com a Comunidade Ribeirinha, o Porto do Capim. Este trabalhão trata da reconstrução do harmonioso conjunto arquitetônico e paisagístico para reaproveitamento de incomparável valor histórico, paisagisto e beleza. A reconstrução arquitetônica e paisagística expressava considerar antigos moradores, no sentido de melhorar sua condição de moradia e de vida. Através de pesquisa documental e campo, foi trabalhado o transcurso do projeto, com ações de restauração dos prédios semidestruídos através da Oficina Escola e até a profissionalização de jovens e adultos da localidade (eletricistas, bombeiros, pintores, jardineiros, etc) para geração de emprego e renda. O estranhamento dos moradores foi em relação a proposta de remoção de famílias localizadas das margens do rio, consideradas ¨em risco¨, para assentamento em ¨local mais adequado¨ e distanciado. A proposta de remoção dos moradores desconsiderou a condição de Sociedade Ribeirinha do Porto do Capim, nos aspectos culturais, econômicos, religiosos e sociais. Quando os moradores reagiram, particularmente relativo as intenções das ações de relocação e assentamento das famílias situadas nas margens do rio, considerada área de risco, para local ¨mais adequado¨ e distante, sem considerar as especificidades do papel das famílias e a sobrevivência e as relações tecidas na localidade importantes da preservação da natureza, da histórica e da cultura.
Downloads
Referências
CARNEIRO, CLÁDIA DE MEDEIROS. Sistema construtivo para construção habitácional em lugares escalas. São Paulo, FAUUSP (Livro). 1984.
CABALLERO, ARACELI. Um triângulo muy viciado: consumo, pobreza, y deterioro ambiental. Manos Unidas, Madrd, (libro). 1997.
DIAZ, CARLO. Hacia La Humanidad Nueva. Conjería de Educáción y Cultura de la junta de castilla Y León, Ayuntamiento de Valladolid, 1996. Massena, Rosa M. R. O Tema habitacional. na Pesquisa Nacional por Amostra de domicílias (PNAD). (Texto para disccussão nº. 895 Brasília: Publicações PEA. 2002.
HARVEY, DAVID. O ajuste espacial: Hegel, Von Thünen e Marx. In: Harvey, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, (livro). 2006.
HARVEY, DAVID. O Neoliberalismo: história e implicações. Tradução: Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, (livro). 2008.
RIBEIRO, LUIZ CESAR DE QUEIROZ. Dos Cortiços aos condomínios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,(livro). 1997.
SANTOS, CLÁDIO H.M; CRUZ, BRUNO O. A Dinâmica dos mercados habitacionais Metropolitanos: aspectos Teóricos e uma aplicação para a grande São Paulo. (Texto para discussão nº. 713), Brasília: Publicações PEA. 2000.
TASCHENER, SUSANA P. Habitação da pobresa: alternativa de moradia popular em São Paulo:FAUUSP,1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.