Relação professor e aluno: uma breve contextualização da prática em sala de aula

Autores

  • Bernadete Santos Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0003-4234-4752
  • Laura Honório de Oliveira Tolentino Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0002-7846-5970
  • Mikael Leandro Duarte de Lima Tolentino Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0002-0527-5260
  • Abrahão Alves de Oliveira Filho Professor Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande-PB, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos (PPgDITM-UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPgCSA-UFCG) https://orcid.org/0000-0002-7466-9933
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Docente no Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0003-2453-4691

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83159

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

Objetivou-se realizar um exercício reflexivo da literatura sobre as percepções acerca da relação professor-aluno na sala de aula. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura científica. Autores como Aquino, Franco e Albuquerque, Vygotsky e Wallon destacam a relevância de um vínculo educativo baseado na compreensão, respeito e afeto. A prática do desempenho docente deve levar em conta a conexão objetividade-subjetividade para estabelecer uma proximidade com os alunos e suas necessidades. A diversidade na sala de aula é um fator que enriquece o ambiente escolar, por isso a interação entre docentes e alunos com necessidades especiais é fundamental para garantir o pleno desenvolvimento socioemocional. A heterogeneidade na sala de aula deve ser considerada durante as relações de ensino e nos processos de avaliação da aprendizagem. A implementação do ensino por meio de ciclos é uma das formas de abraçar a diversidade, proporcionando maior tempo de aprendizagem e oportunidades de complementar o estudo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 possibilitou a propagação da política de ciclos nas instituições de ensino do país.

 

 

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Publicado

06.04.2023

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