Cubo mágico de Rubik: um novo olhar na Educação Matemática, um contexto de possibilidades na Educação Inclusiva

Autores

  • Keiziane Rodrigues de Oliveira Mestranda em Educação – Programa de Pós Graduação em Educação – Universidade Federal do Amazonas, Manaus
  • Otoniel Coelho Antunes Mestrando em Educação – Programa de Pós Graduação em Educação – Universidade Federal do Amazonas, Manaus
  • Cleverton José Farias de Souza Doutor em Ciências – Educação Física, professor do Programa de Pós Graduação em Educação – Universidade Federal do Amazonas, Manaus
  • Lúcio Fernandes Ferreira Doutor em Ciências – Educação Física, professor do Programa de Pós Graduação em Educação – Universidade Federal do Amazonas, Manaus

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22639

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A matemática é uma ciência de difícil compreensão, abarcar a sua relevância e sua atuação em sociedade torna se um desafio, consequentemente, é denominada como uma disciplina de difícil entendimento, sendo associada a uma imagem negativa, visto que os alunos se retraem na participação das atividades escolares. E como consequência, para desmitificar a conotação negativa da matemática, os professores analisam novas metodologias. Aqui temos como objetivo apresentar as possibilidades do cubo mágico como instrumento de ensino. Para isso estruturamos o presente texto abordando os seguintes conteúdos: (1) o cubo mágico e a educação matemática; (2) Educação Inclusiva e o cubo mágico: para além da educação matemática; (3) Educação Inclusiva: abordando direitos em dilemas de limites e possibilidades. Por fim, enfatizamos a contribuição do cubo mágico para a aprendizagem de habilidades matemáticas, fortalecimento da confiança, melhoria da autoestima, nas relações interpessoais, nos aspectos psicomotores e no domínio afetivo, por meio da satisfação pessoal.

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Publicado

11.05.2024

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