Os Impactos da Tecnologia no Desenvolvimento Cognitivo Infantojuvenil no Contexto Pós-Pandêmico.

Autores

  • Jeferson Fernando Santos Barbosa Passados 3 anos desde a recente crise mundial causada pela COVID-19 no início de 2020, o isolamento social em massa resultou em um aumento no acesso das crianças às telas. O uso de computadores e smartphones teve um aumento considerável; e é possível observar o processo de normalização desse uso. No entanto, ao mesmo tempo, os malefícios do uso de telas na infância do indivíduo são frequentemente esquecidos. A crescente proximidade com dispositivos tecnológicos ocorre cada vez mais precocemente, e a exposição desregrada das crianças tem contribuído para o desenvolvimento de problemas como ansiedade, depressão, comportamento infantil problemático e danos cognitivos. Portanto, esta pesquisa é um estudo transversal que teve como objetivo realizar uma análise descritiva utilizando a Escala de Dependência de Smartphones (EDS) para identificar o índice de dependência dos participantes em relação ao uso de smartphones. Além disso, utilizou-se o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) para analisar as condições das funções cognitivas e executivas dos participantes. A amostra foi composta por 16 estudantes. Conclui-se que quanto maior a dependência ao smartphone, menores são os resultados obtidos pelos participantes no MEEM. https://orcid.org/0000-0002-5431-211X
  • Erika Raylla Marinho Barbosa Estudante de Graduação em Filosofia, (UEPB), Campina Grande- PB https://orcid.org/0009-0004-2443-4994
  • Laércia Maria Bertulino de Medeiros Professora do Departamento de Psicologia e do programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, (UEPB), Campina Grande- PB
  • José Andrade Costa Filho Professor do Departamento de Psicologia(UEPB), Campina Grande- PB
  • Luís Augusto Soares Castellon Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitivo da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife-PE https://orcid.org/0000-0003-2875-9652

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22323

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil; Tecnologia; Cognição

Resumo

Passados 3 anos desde a recente crise mundial causada pela COVID-19 no início de 2020, o isolamento social em massa resultou em um aumento no acesso das crianças às telas. O uso de computadores e smartphones teve um aumento considerável; e é possível observar o processo de normalização desse uso. No entanto, ao mesmo tempo, os malefícios do uso de telas na infância do indivíduo são frequentemente esquecidos. A crescente proximidade com dispositivos tecnológicos ocorre cada vez mais precocemente, e a exposição desregrada das crianças tem contribuído para o desenvolvimento de problemas como ansiedade, depressão, comportamento infantil problemático e danos cognitivos. Portanto, esta pesquisa é um estudo transversal que teve como objetivo realizar uma análise descritiva utilizando a Escala de Dependência de Smartphones (EDS) para identificar o índice de dependência dos participantes em relação ao uso de smartphones. Além disso, utilizou-se o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) para analisar as condições das funções cognitivas e executivas dos participantes. A amostra foi composta por 16 estudantes. Conclui-se que quanto maior a dependência ao smartphone, menores são os resultados obtidos pelos participantes no MEEM.

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Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro