Os Impactos da Tecnologia no Desenvolvimento Cognitivo Infantojuvenil no Contexto Pós-Pandêmico.
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22323Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil; Tecnologia; CogniçãoResumo
Passados 3 anos desde a recente crise mundial causada pela COVID-19 no início de 2020, o isolamento social em massa resultou em um aumento no acesso das crianças às telas. O uso de computadores e smartphones teve um aumento considerável; e é possível observar o processo de normalização desse uso. No entanto, ao mesmo tempo, os malefícios do uso de telas na infância do indivíduo são frequentemente esquecidos. A crescente proximidade com dispositivos tecnológicos ocorre cada vez mais precocemente, e a exposição desregrada das crianças tem contribuído para o desenvolvimento de problemas como ansiedade, depressão, comportamento infantil problemático e danos cognitivos. Portanto, esta pesquisa é um estudo transversal que teve como objetivo realizar uma análise descritiva utilizando a Escala de Dependência de Smartphones (EDS) para identificar o índice de dependência dos participantes em relação ao uso de smartphones. Além disso, utilizou-se o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) para analisar as condições das funções cognitivas e executivas dos participantes. A amostra foi composta por 16 estudantes. Conclui-se que quanto maior a dependência ao smartphone, menores são os resultados obtidos pelos participantes no MEEM.
Downloads
Referências
BERNUZZI, C., & CHINA, A. As contribuições da tecnologia para amenizar o impacto da pandemia. In II Workshop de Tecnologia da Fatec Ribeirão Preto 1 (2). 2020. Disponível em: http://www.fatecrp.edu.br/WorkTec/edicoes/2020-2/trabalhos/II-Worktec-Cristiano_Carneiro_Bernuzzi.pdf.
BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Recomendação n° 036, de 11 de maio de 2020. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1163-recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020#:~:text=Recomenda%20a%20implementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20medidas,dos%20servi%C3%A7os%20atingido%20n%C3%ADveis%20cr%C3%ADticos.
DE ANDRADE, R. K. F., ARAÚJO, J. R. S., & BEZERRIL, J. E. Os efeitos do uso da tecnologia durante o desenvolvimento infantil. Anais da Semana Universitária e Encontro de Iniciação Científica (ISSN: 2316-8226), 1(1). 2021. Disponível em: https://www.unifimes.edu.br/ojs/index.php/anais-semana-universitaria/article/view/1205/1189.
DE SOUZA, C. C. S. Fonoaudiologia e o brincar contemporâneo: o desenvolvimento da linguagem e o uso excessivo de tecnologia na infância. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 6(2). P. 1-16. 2020. Disponível em: http://reinpec.cc/index.php/reinpec/article/view/646/489.
Piaget, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
ROSA, Priscilla Maria Faraco; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Ciberdependência e infância: as influências das tecnologias digitais no desenvolvimento da criança. Brazilian Journal Of Development, v. 7, n. 3, p. 23311- 23321, 2021.
SALES, Hemerson Fillipy Silva et al. Escala de Uso Compulsivo de Smartphone: construção e evidências osicométricas. Avances en psicología latinoamericana, v. 36, n. 1, p. 155-166, 2018.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital. Recomendações sobre o uso saudável das telas digitais em tempos de pandemia da COVID-19 #BOAS TELAS #MAIS SAÚDE. Rio de Janeiro: SBP; 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22521bNA_Recom_UsoSaudavel_TelasDigit_COVID19__BoasTelas__MaisSaude.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
LOPES, Andressa Pereira et al. O uso excessivo das tecnologias digitais e seus impactos nas relações psicossociais em diferentes fases do desenvolvimento humano. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 6, n. 3, p. 166- 166, 2021
LIMA, Gil Domingos de Oliveira Bezerra; LAURENTINO, Edna Karla Ferreira; DA SILVA, Renan Alves. ARTIGO ORIGINAL Avaliação das funções cognitivas e mentais de crianças com distúrbios neuromotores: estudo preliminar Assessment of cognitive and mental functions in children with neuromotor disorders: preliminary study. Fisioterapia Brasil, v. 19, n. 5Supl, p. 43-47, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.