Os desafios da Atuação Docente no Contexto Histórico-cultural Brasileiro

Autores

  • Dalmi Alves Alcantara Instituto Federal de Goias / IFG

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22636

Palavras-chave:

Formação de professores. Ética professional docente. Educação libertadora. Pedagogia freireana. Alienação cultural.

Resumo

A ênfase em apresentar referenciais para leitura e reflexão sobre os limites e desafios éticos da prática educativa, no contexto histórico-cultural brasileiro, deve compreender que o Brasil foi historicamente marcado por uma trajetória de dominação, alienação e negação ontológica do ser humano. Este texto apresenta uma reflexão sobre o que aconteceu em decorrência do processo colonizador com chegada dos portugueses e dos missionários jesuítas ao Brasil e continuou em decorrência da determinação cultural que sofreram os povos brasileiros. Superar as limitações decorrentes do processo colonizador, por meio de práticas educativas libertadoras, é o principal desafio dos educadores brasileiros. O presente estudo bibliográfico foi desenvolvido a partir de leituras relacionadas ao compromisso e ao comprometimento ético da atuação docente no contexto histórico-cultural brasileiro, especial atenção às contribuições de Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCÂNTARA, D. Um olhar sobre a obra do Senhor: a construção sócio-cultural de mulher na igreja católica. Goiânia: Descubra, 2004.

________. O Agir Ético e a Formação do Educador. In: ALCÂNTARA, Dalmi. (org.). Pensando a formação do educador. Goiânia: Instituto Ethos, 2005.

_________. Ética e Profissionalização Docente. Goiânia: Kelps, 2016.

ARDUINI, J.. Destinação antropológica. São Paulo: Paulinas, 1989.

CHIAVEGATO, A. J. (Org.). A desordem estabelecida: E. Mounier e a crítica da sociedade atual. In: _______. Homem hoje. 3 ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1977, p. 89-99.

DIMENSTEIN, G.. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 6 ed. São Paulo: Ática, 1994.

FREIRE, P.. Educação e mudança. 2 ed. Trad. Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. São Paulo: Paz e Terra, 1979. (Col. Educação e Comunicação. v. 1)

_______. Extensão ou comunicação? 5 ed. Trad. Rosica Darcy de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1980. (Col. O Mundo Hoje. v. 24)

_______. Educação como prática da liberdade. 14 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

_______; NOGUEIRA, A.; MAZZA, D.. (Orgs.) Na escola que fazemos: uma reflexão interdisciplinar em educação popular. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1990.

_______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41 ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Col. Questões de Nossa Época v. 13)

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. (Col. Leitura)

IMBERT, F. A questão da ética no campo educativo. Petrópolis: Vozes, 2001.

LUCKESI, C. C.. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991. Col. Magistério. 2 grau. Série formação do professor.

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 17 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

SÁ, A. L. de. Ética Profissional. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro