Exercício de Empatia: distribuição de Pirulitos pelo centro da Cidade do Rio Grande, RS: um breve relato
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22335Palavras-chave:
EducaçãoResumo
O projeto Distribuição de Pirulitos pelo Centro da Cidade do Rio Grande, RS foi desenvolvido na disciplina Ação Cultural: teoria e prática, no Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, em julho de 2023. A ação consistiu na distribuição gratuita de pirulitos e apensas a guloseima frases de autoras feministas, a distribuição foi aleatória na comunidade, pelo centro da cidade. Durante a execução do projeto, foram observadas diferentes reações das pessoas que receberam os pirulitos, desde aceitação e troca de afetividade, até questionamentos sobre a finalidade da ação. A iniciativa teve como objetivo impulsionar a empatia e a união na sociedade, buscando adocicar o dia a dia das pessoas e inspirar reflexões por meio das mensagens nos pirulitos. Nas abordagens, sejam aceitação ou negação, o elemento e sentimento empatia, foi determinante nas reações; por meio de um pequeno gesto solidário, o projeto caminhou na direção de uma comunidade mais empática e unida.
Downloads
Referências
AQUINO, Jakson Alves de. As teorias da ação social de Coleman e de Bourdieu. Humanidades e Ciências Sociais, v. 2, n. 2, p. 17-29, 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/download/31020200/2teorias.pdf Acesso em: 07 de ago. 2023.
GRUEN, L. Entangled Empathy: An Alternative Ethic for Our Relationship With Animals. New York: Lantern Books, 2015.
KRZNARIC, Roman. O poder da empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/empatia-exigencia-do-mundo-atual Acesso em: 08 de jan. 2024.
NUNES, Claudia. Empatia, exigência do mundo atual. Revista Educação Pública, v.19, no 1, 8 de janeiro de 2019. Disponível em Acesso em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/empatia-exigencia-do-mundo-atual. Acesso em: 07 jan. 2024.
SCHWELLER, Marcelo. O Ensino de empatia no Curso de Graduação em Medicina. 2014. Tese (Doutorado em Clínica Médica) – Faculdade de Medicina, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/313594/1/Schweller_Mar celo_D.pdf Acesso em: 11 de jan. 2024.
SOUZA, Loraine, HOKAMA, Paula, HOKAMA, Newton. A Empatia como Instrumento cara a Humanização à Saúde: concepções para a prática profissional. REVASF, Petrolina- Pernambuco - Brasil, vol. 10, n.21, p. 148-167, maio/junho/julho/agosto, 2020 Dossiê Ensino da Comunicação em Saúde e Edição Regular ISSN: 2177-8183
Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/download/1064/796 Acesso em: 23 de jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.