A importância da Educação Ambiental na promoção da conscientização e desenvolvimento sustentável no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83541Palavras-chave:
Preservação Ambiental, Meio ambiente, EscolaResumo
A preservação do meio ambiente tem sido um tema cada vez mais debatido devido aos efeitos nocivos que afetam não apenas a biodiversidade, mas também as questões sociais. É importante discutir essa temática, dada a sua relevância e necessidade. Nesse panorama, a Educação Ambiental surge como um importante processo,a conscientização das pessoas/alunos no que concerne aos desequilíbrios naturais e consequentemente, promove a disseminação do conhecimento atinente à preservação do meio ambiente. Em vista disso, o presente estudo objetivou compreender a importância da Educação Ambiental, sob o enfoque da sustentabilidade e sua atuação no ambiente escolar. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica. Constatou-se que a Educação Ambiental, especialmente quando ofertada no ambiente escolar, por ser este um local de transmissão de conteúdo e de estímulo do desenvolvimento social, configura-se um importante mecanismo de viabilização para o fomento da conscientização e desenvolvimento sustentável.
Downloads
Referências
ARAÚJO de Magnólia F. F.; PEDROSA, Maria A. Ensinar ciências na perspectiva da sustentabilidade: barreiras e dificuldades reveladas por professores de biologia em formação. Educar em Revista, UFPR: Curitiba, Brasil, n. 52, p. 305-318, abr./jun. 2014.
AYRES, Antônio de Pádua Salmeron. Gestão de Logística e Operações. Curitiba - PR: IESDE Brasil S.A., 2009.316 p.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é - o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 mar. 1999. Seção 1, p. 1.
BRUMATI, Keli C. A Educação Ambiental No Ensino Em Ciências. Repositório EduCAPES. 2014. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2594/1/MD_ENSCIE_2011_1_08.pdf Acesso: fev 2021.
CAMBERS, G.; DIAMOND, P. Sandwatch: Adaptar-se à mudança climática e educar para o desenvolvimento sustentável. Paris: UNESCO. 148 pp. 2012.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
COSTA, J.M.M. Desenvolvimento Sustentável, Globalização e Desenvolvimento Econômico. In: XIMENES, T. (Org.) Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável: Uma contribuição para a Amazônia 21. Belém: NAEA, 1997.
ETHOS; UNIETHOS. Relatório de Sustentabilidade 2012. Disponível em: https://www.ethos.org.br/wp-content/uploads/2012/12/Relatorio-de-Sustentabilidade-Ethos-e-Uniethos-2008_pt.pdf. Acesso: fev 2021.
GALLELI, Bárbara. Sustentabilidade nas Organizações: uma proposta de gestão a partir das inter-relações entre estratégias, competências organizacionais e competências humanas.(2017). Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde19042017.../CorrigidaBarbarapdf. Acesso: fev 2021.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/ 2003.
LOTTI, L. F.; SERVIDONI, M. E. G.; CARDOSO, M. de F.; ZOLIM, T. C.; SIMÕES, V. A. P. A educação ambiental no sistema educacional brasileiro: uma breve revisão bibliográfica. EDUCERE - Revista da Edu¬cação, Umuarama, v. 15, n. 1, p. 57-71, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 2010. 5a ed. p.43 e 44.
MEDINA, N. M. Breve histórico da educação ambiental. (2008).Disponível em: <http://pm.al.gov.br/bpa/publicacoes/ed_ambiental.pdf>. Acesso em: fevereiro de 2021.
NASCIMENTO, L. A. Estudo da Gestão de Resíduos Sólidos em uma Rede de Supermercados. Monografia (Curso de Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo. Lorena, 2018. Disponível em: http://sistemas.eel.usp.br/bibliotecas/monografias/2018/MEA18002.pdf. Acesso: Fev 2021.
PEDRINI, A. de G. (Org.). Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
RAMPAZZO, L. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Loyola, 2002.
RODRIGUES, Denise C. G. de A. Ensino de Ciências e a Educação Ambiental. Revista Práxis - ano I, nº 1 - janeiro 2009, p. 31-35.
SANTOS, F. R.; SILVA, A. M. A importância da educação ambiental para graduandos da Universidade Estadual de Goiás: Campus Morrinhos. Interações v. 18, n. 2, abr./jun. 2017.
SENA, L. M.; BONOTTO, Dalva M. B. Educação ambiental e o trabalho com valores no ensino de ciências: um estudo de caso. VII Enpec. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 8 de Novembro de 2000.
SPERS, Valéria Rueda Elias; MOTA, Marília Gabriela Mosca; MARTINELI, Pedro Paulo Holtz. Conversando sobre Administração: Foco na Responsabilidade Social. Campo Grande: Life, 2014. 176 p.
TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.
VIEGAS, P. B.; BIANCHI, R. C.; MEDEIROS, F. S. B. Práticas sustentáveis ambientais
utilizadas no setor de pós-vendas em concessionárias de veículos leves: um estudo de
multicasos.GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 10, nº 1, jan-mar/2015, p. 101-117.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.